O titular da pasta da diplomacia angolana, Téte António, recebeu em audiência, na tarde de ontem, na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Luanda, o embaixador João Samuel Caholo, secretário Executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), com quem debruçou sobre vários assuntos ligados àquela organização.
Das questões analisadas entre os dois diplomatas, mereceram destaques as ligadas aos desafios operacionais que a secretaria Executiva da CIRGL enfrenta e à preparação da próxima reunião estatutária, a ter lugar em breve, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
O ministro Téte António, actual presidente do Comité Regional Interministerial da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, aproveitou a ocasião para apelar aos Estados-membros dessa organização intergovernamental a esforçarem-se mais no cumprimento das tomadas de decisões e recomendações vindas dos órgãos competentes da CIRGL, em prol da concretização dos objectivos comuns.
A Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos é uma organização cujo objectivo é o de promover a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento sustentável na região dos Grandes Lagos. O bloco é composto por 12 Estados-membros, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, República do Congo, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Zâmbia e Tanzânia.