EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 27 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Governador do Cuando Cubango exige transparência a administradores

Jornal Opais por Jornal Opais
7 de Agosto, 2024
Em Política

O governador provincial do Cuando Cubango, José Martins, exigiu ontem, terça-feira, dos novos administradores municipais de Menongue e do Cuchi maior comprometimento e transparência na gestão do erário nas circunscrições, segundo a Angop

José Martins exigiu esse comprometimento na cerimónia de tomada de posse dos dois administradores, nomeadamente Roberto de Jesus Kalie Biwango, que substitui José Ernesto da Silva, em Menongue, e de Severino Sawanda Tchimbolo, que rendeu Joaquim Assurreira Catarina de Oliveira, no Cuchi.

Poderão também interessar-lhe...

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

Ministro da Administração do território constata processo do Registo Eleitoral Oficioso no Moxico Leste

O governador defendeu que o governo do Cuando Cubango precisa, na sua equipa, de líderes que dialoguem e que estejam sempre prontos para buscar soluções inovadoras e eficazes para os problemas que os munícipes enfrentam.

Recordou que hoje vivem-se mudanças rápidas e complexas, sendo, por isso, necessário que as acções dos gestores públicos estejam guiadas por um “profundo” sentido de responsabilidade social e ambiental.

A sustentabilidade, conforme José Martins, deve estar no centro das decisões de todos os gestores públicos, para que se possa garantir o presente e um futuro melhor para as próximas gerações.

Reiterou que nesse novo capítulo da trajectória dos administradores é fundamental que cada membro do governo tenha a noção do trabalho conjunto, porquanto o sucesso da administração não depende apenas de seu líder, mas da colaboração activa dos cidadãos.

Segundo o gestor, só trabalhando numa gestão participativa se pode construir municípios prósperos, mais justos e acolhedores para todos, sinalizando que as administrações municipais enfrentam desafios significativos, desde à gestão de recursos até à implementação das políticas públicas que atendam as necessidades das populações. Justificou que “a escolha dos novos administradores reflecte, não apenas as suas habilidades e experiência, mas também a confiança que a comunidade deposita nas suas capacidades”.

Na primeira reacção à imprensa, o novo administrador de Menongue, Roberto Biwango, indicou como prioridade a melhoria do saneamento básico e o ordenamento urbanístico.

Consta igualmente o reordenamento do comércio, visando dar um novo formato nesta actividade tão importante na balança económica. Já o administrador do Cuchi, Severino Sawanda, apontou como foco o bem-estar dos habitantes do município, tendo como base as orientações do governo provincial, com realce para a aposta na actividade agrícola e exploração do potencial turístico que ostenta.

A tomada de posse aconteceu no anfiteatro da sede do Governo, foi testemunhada por dois vicegovernadores locais, delegados e directores de diversos gabinetes, administradores municipais, representantes dos órgãos de Defesa e Segurança, entre outros.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

por Flávio da Costa
26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

A Delegação Provincial do Ministério do Interior em Benguela abordou, esta sexta-feira, 26, com representantes dos partidos político MPLA e...

Ler maisDetails

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, recebeu, hoje, na sede daquele Governo, o ministro da Defesa, Antigos Combatentes...

Ler maisDetails

Ministro da Administração do território constata processo do Registo Eleitoral Oficioso no Moxico Leste

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O ministro da Administração do território, Daniel Félix Neto, desembarcou esta sexta-feira, 26, à província do Moxico Leste, onde cumprirá...

Ler maisDetails

Angola considera que autoridade do Conselho de Segurança também depende da efectivação das resoluções

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

A República de Angola advogou, esta quinta-feira, a necessidade de se garantir a implementação plena, atempada e consistente das resoluções...

Ler maisDetails

Caminhada da Família mobiliza atletas e amantes do atletismo na Zona Económica Especial

26 de Junho, 2026

Mais de 150 crianças “aquecem” Piscina do Alvalade em alusão ao Dia Olímpico

26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

26 de Junho, 2026

Jornada da Criança no Bié encerra com marcha em repúdio à violência contra menores

26 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.