A preparação da próxima Cimeira União Africana – União Europeia (UA – UE) e o reforço da cooperação bilateral estiveram no centro da audiência que a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, concedeu, ontem, à embaixadora da União Europeia, Rosário Bento Pais
No encontro, realizado em Luanda, as duas diplomatas abordaram temas prioritários da agenda comum, com destaque para a preparação da próxima Cimeira União Africana–União Europeia (UA–UE), que visa consolidar a parceria estratégica entre os dois blocos nos domínios da paz e segurança, governação, comércio, desenvolvimento sustentável e ainda o actual fenómeno migratório.
A reunião serviu igualmente para discutir os preparativos da próxima Reunião Ministerial do Caminho Conjunto Angola–UE, mecanismo de diálogo político e cooperação estabelecido em Julho de 2012 – cuja última edição teve lugar em Dezembro de 2023, na capital angolana.
Um outro ponto importante da audiência foi o 2.º Fórum Global Gateway, previsto para Junho deste ano, em Bruxelas, no qual Angola deverá marcar presença.
O evento vai reunir decisores políticos e parceiros internacionais em torno de investimentos sustentáveis em infra-estruturas, sendo o Corredor do Lobito um dos temas centrais da agenda.
Considerado o maior projecto estratégico do país, o corredor tem estado a ganhar destaque nas relações entre Angola, a UE e outros parceiros internacionais, no âmbito da conectividade regional e da integração económica.
As relações entre Angola e a União Europeia têm registado avanços significativos nas últimas décadas, com destaque para o Caminho Conjunto Angola–UE, que orienta o diálogo nos sectores em crescimento económico, direitos humanos, energia, educação e segurança.
A Facilidade de Diálogo UE-Angola, financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, tem desempenhado um papel essencial na troca de conhecimentos e boas práticas entre as instituições dos dois lados.
Leia mais em