EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola e Bélgica reforçam cooperação no sector dos transportes

Jornal OPaís por Jornal OPaís
26 de Novembro, 2025
Em Política, Última Hora

Angola e Bélgica deram ontem, em Luanda, mais um passo no reforço da cooperação bilateral no sector dos transportes, com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Porto do Lobito E.P. e o Port of Antwerp-Bruges International / APEC.

Poderão também interessar-lhe...

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

O acordo foi firmado após um encontro entre o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Maxime Prévot, e o ministro dos Transportes angolano, Ricardo Viegas D’Abreu.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério dos Transportes, a que OPAÍS teve acesso, o entendimento estabelece uma parceria que inclui cooperação técnica, formação especializada e consultoria estratégica para apoiar a modernização do Porto do Lobito e a sua integração nas cadeias logísticas internacionais.

O documento contempla áreas como gestão portuária, excelência operacional, sustentabilidade, digitalização, transição energética, desenvolvimento de terminais, descarbonização e engenharia portuária.

O Memorando prevê também colaboração no desenvolvimento do Corredor do Lobito, no quadro da iniciativa europeia Global Gateway, com foco na facilitação do comércio, harmonização de políticas, eficiência operacional, desenvolvimento sustentável, transição energética e capacitação institucional.

Entre as acções previstas estão programas de formação ministrados pela APEC, incluindo cursos avançados na Antuérpia, consultoria técnica em projectos estratégicos, apoio ao desenvolvimento de infra-estruturas, partilha de boas práticas e elaboração de planos específicos mediante acordos complementares.

Para o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, o acordo “representa um avanço significativo na modernização e competitividade do sistema portuário nacional”, destacando que o know-how belga permitirá ao Porto do Lobito “reforçar a eficiência operacional e consolidar-se como uma plataforma logística regional de referência”.

Já o vice-primeiro-ministro belga, Maxime Prévot, sublinhou que a parceria com Angola “reflecte a visão de uma conectividade global sustentável e inclusiva”, abrindo espaço para projectos que promovam inovação, eficiência logística e transição energética no sector portuário.

O Memorando terá validade de cinco anos, renovável por mútuo acordo, e marca uma nova etapa na cooperação estratégica entre Angola e Bélgica no domínio dos transportes e logística.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

Ler maisDetails

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O espaço de interacção digital denominado “Gabinete do Ministro”, sob égide do titular da pasta do Interior, Manuel Homem, aborda,...

Ler maisDetails

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou, nesta Terça-feira, o general Francisco Higino Lopes Carneiro da acusação formal deduzida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

As províncias do Bié, Uíge e Moxico são as que registam maior número de crianças e adolescentes em Angola, com...

Ler maisDetails

Brasil e Marrocos buscam apuramento aos 16 avosde-final esta noite

24 de Junho, 2026

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

24 de Junho, 2026

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

24 de Junho, 2026

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.