EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Seg, 22 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Ajuda-Memória

Jornal Opais por Jornal Opais
11 de Maio, 2023
Em Opinião

Há dias, o Facebook recordou-me de uma memória do dia do lançamento do meu primeiro livro.

Poderão também interessar-lhe...

Estudo de Sandra Mainsel sobre literacia digital integra colectânea científica internacional

África não precisa de mais heróis, precisa de mais instituições

Lomengo, o genro esfomeado – Vidas de Ninguém (XXIV)

Senti-me nostálgico ao reviver as emoções daquele dia: o nervosismo próprio do começo, a alegria ao ver os rostos conhecidos que se fizeram presentes, a satisfação ao ouvir as palavras elogiosas dirigidas ao livro, a confraternização pós-lançamento.

São momentos como esses que julgamos que nunca vamos esquecer, e, embora talvez assim seja, a verdade é que, com o tempo, pensamos cada vez menos no passado e os detalhes desses momentos começam a ficar esbatidos.

Por isso, vou me sentindo cada vez mais nostálgico sempre que essas ferramentas digitais me trazem à memória lembranças que já vão se desvanecendo com o passar dos dias.

Na busca incessante pelos sucessos futuros, pelas coisas que quero e desejo, vai sobrando cada vez menos tempo para lembrar das coisas boas que aconteceram ao longo da minha própria caminhada.

A conclusão de um curso, o primeiro emprego, a primeira viagem para algum lugar, um simples passeio com os amigos, o primeiro livro concluído, a primeira entrevista, o primeiro encontro com os leitores.

Tenho no telefone mais de quatro mil arquivos, entre fotos e vídeos, de momentos que vivi e decidi gravar para poder revivê-los mais tarde.

No entanto, confesso que, na azáfama dos dias, entre as muitas horas perdidas no trânsito, as ocupações profissionais, as ocupações parentais e tantos outros assuntos, quase que nunca os vejo, mas também não tenho coragem de os apagar.

Novos dias surgem e com eles novos momentos, novos eventos, novas conquistas, novas memórias, novas fotos, novos vídeos que se vão juntando aos outros tantos que provavelmente não reviverei.

A memória também já não ajuda. Vai me atraiçoando com maior frequência. Apaga coisas que gostaria de lembrar e me recorda de coisas que não me importava nada em esquecer. Na minha cabeça, as coisas já vão ficando trocadas.

Na rua, deparo-me, às vezes, com rostos familiares, mas que já não consigo me lembrar onde os conheci, se numa escola onde estudei, no bairro onde cresci, nalgum sitio onde trabalhei.

Menos ainda me recordo dos nomes, e, pior ainda, das datas importantes.

Vão, por isso, me salvando essas memórias digitais que, volta e meia, surgem pedindo-me para serem republicadas, mas que, no fundo, o que mais importante fazem é me ajudar a recordar desses momentos que, algum dia, já foram importantes.

As ferramentas digitais tornaram-se numa espécie de gestores de memórias pessoais. Sem que eu peça, vêm logo em meu auxilio.

Logo pela manhã, dão-me as memórias que eu deveria lembrar.

Gasto algum a tempo a vê-las e gasto ainda mais tempo a revivê-las, a matar saudades de todas as pessoas com quem partilhei aqueles momentos e a tentar lembrar-me de tudo o que senti naquele dia, naquele momento.

Gosto bastante quando as minhas memórias digitais me alertam sobre os aniversários ou eventos de amigos, ajudam-me a me lembrar, a me preparar, a viver e a criar novas memórias.

Agora, até já espero por essa “ajuda-memória” e decepciono-me quando termina o dia e não tenho qualquer memória para relembrar.

Aguardo. Amanhã, talvez surja alguma coisa para recordar. Portanto, hoje, mais do partilhar as minhas actividades para promové-las, partilho para que fiquem registadas e para que me possa recordar delas mais tarde.

Sei que chegará um dia em que não terei mais nem a mesma disponibilidade, nem os recursos para andar por aí a viajar, a criar coisas novas, a ser convidado para eventos; então, vou, hoje, guardando boas lembranças dos momentos que vivo; porque, se recordar é viver, quando esse dia chegar, viverei feliz (assim espero) revivendo as boas lembranças que as memórias digitais me trouxerem de volta.

 

Por: SÉRGIO FERNANDES

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Estudo de Sandra Mainsel sobre literacia digital integra colectânea científica internacional

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

A jornalista, docente e investigadora angolana Sandra Mainsel anunciou a integração do seu artigo científico intitulado “Literacia Digital e Empoderamento...

Ler maisDetails

África não precisa de mais heróis, precisa de mais instituições

por Jornal OPaís
19 de Junho, 2026

Há uma imagem que muitos angolanos conhecem. Num bairro, numa escola, numa associação comunitária ou numa repartição pública, existe quase...

Ler maisDetails

Lomengo, o genro esfomeado – Vidas de Ninguém (XXIV)

por Jornal OPaís
19 de Junho, 2026

A os 31 anos, Cafumba era uma jovem morena, de pernas grossas, dentes branquinhos, cabelos compridos e massa física corpulenta,...

Ler maisDetails

A solidão dos fortes

por Jornal OPaís
19 de Junho, 2026

A fortaleza é uma das qualidades mais admiradas na sociedade angolana. Admiramos a mãe que nunca desiste dos filhos, o...

Ler maisDetails

Espanha dá passo de gigante rumo a outra fase após “esmagar” Arábia Saudita

22 de Junho, 2026

Argentina de Messi com tarefa facilitada diante da Áustria

22 de Junho, 2026
DR

Manuel Homem destaca modernização e compromisso com a segurança no 47.º aniversário do MININT

22 de Junho, 2026

Pastor detido na Lunda-Norte por alegado abuso sexual de uma jovem internada para tratamentos espirituais

22 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.