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A existência de diferentes línguas implica a existência de diferentes culturas, que essas línguas expressam. Assim, um país um país multilingue é também um país multicultural “muitas culturas” (Manual de Língua Portuguesa para professores do Ensino Primário, pág. 13). Se existem várias culturas na sociedade, então as escolas são multiculturais, por isso há uma necessidade intercultural nos indivíduos.

A educação plurilingue e intercultural caracteriza-se por defender a solidariedade social, a democracia participativa, a compreensão recíproca, assim como o respeito e a valorização da diversidade linguística e cultural.

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Esta educação confere aos alunos uma competência fundamental para nas sociedades dos nossos dias: a competência intercultural. (Manual de Língua Portuguesa para professores do Ensino Primário, pág. 14) A competência intercultural pode ser definida como conjunto de saberes e atitudes que permitem reconhecer, compreender e interpretar ou aceitar outros modos de vida e de pensamentos diferentes dos das suas culturas de origem.

É fundamental para a compreensão entre as pessoas, uma vez que esta não se reduz à linguagem. Assim, a interculturalidade é um conceito que promove políticas e práticas que estimulam a interacção, compreensão e o respeito entre as diferentes culturas e grupos étnicos.

Compreendendo a real definição da “Interculturalidade”, definimos, com efeito, “A Interculturalidade na sala de aula” como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objectivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.

A interculturalidade ajuda a criança (aluno) a ter uma aceitação individual dentro de qualquer cultura na sala de aula, fazendo com que o mesmo produza e interaja de forma sadia na sala de aula.

A criança, antes da inserção à uma sociedade, é um ser comunal, mas quando aderi a uma sociedade (junção de comunas), principalmente na escola, torna-se um ser social, por isso, é necessário a aprendizagem da “interculturidade”, para que o menino (aluno) respeite e aceite uma cultura diferente da dele.

Promotores da interculturalidade

Os promotores da interculturalidade são divididos em dois grupos em duas Socializações: – Os pais (Primeira Socialização):

Aos pais, cabe a responsabilidade de socializar o futuro aluno com ensinamentos que levam a rectidão do futuro cidadão, para que adiante, possa, assim, aceitar a sua cultura e respeitá-la, a fim de aceitar a cultura de outrem e respeitar; – A escola — professor (Segunda Socialização):

Nessa socialização, é dever da escola, culminar com aquilo que a socialização primária começou, quer isso dizer que, nessa socialização, o aluno recebe uma instrução de como viver socialmente, respeitando outras culturas e ter em conta que nenhuma cultura é maior ou melhor que outra.

Desta feita, desejamos chamar a razão de todos (pais e professores) que a interculturalidade sadia não basta apenas a instrução vinda da socialização secundária, mas também da educação vinda da socialização primária, só assim o menino (futuro aluno) estará munido pra aceitar, respeitar e integrar a interculturalidade. A todos, bem-haja!

 

Por: REIS DERRADEIRO

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