EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 23 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Sobe para 18 vítimas mortais da cólera em Luanda e Bengo

O ministério da Saúde informa que foram notificados um total de 18 óbitos nos municípios do Cacuaco e Viana, e estão internados 55 casos, sendo 49 no Hospital Municipal do Cacuaco e 6 pacientes no Hospital geral dos Heróis de quifangondo

Jornal Opais por Jornal Opais
13 de Janeiro, 2025
Em Manchete, Sociedade

De acordo com o surto de cólera declarado aos 07 de Janeiro de 2025, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado de actualização do ponto de situação no dia 11 de Janeiro, que dá conta da subida para quinze vítimas mortais desta doença.

Poderão também interessar-lhe...

Primeira Central de Captação de Água do Muconda vai beneficiar cerca de 14 mil habitantes

Rádio Mais lidera audiências no Huambo e na Huíla, revela estudo

Defendida maior expansão para adesão ao BI nas comunidades

Até a última actualização, nas últimas 24 horas (12 de Janeiro) tinham sido notificados 54 casos novos de cólera, sendo 52 no município do Cacuaco, e um em Viana, em Luanda, e um no município do Dande, província do Bengo.

Ocorreram três óbitos do sexo masculino, sendo dois do município de Cacuaco e um de Viana, com idades entre 1 e 51 anos. Entre os óbitos, um foi hospitalar. O relatório diz ainda que 16 casos foram confirmados laboratorialmente, estão em processamento no Laboratório Nacional de Referência do INIS, seis amostras de casos suspeitos, sendo duas do Cacuaco, duas do Icolo e Bengo, uma de Belas e mesmo número do Bengo.

Até a terceira semana epidemiológica de 2025 foram registados um total de 224 casos, com idades compreendidas entre 2 e 70 anos, dos quais 103 são do sexo masculino e 121 do sexo feminino. “Foram notificados um total de 18 óbitos, dos quais 16 no município do Cacuaco e um em Viana, em Luanda, e um (1) no município do Dande, província do Bengo.

Estão internados 53 casos, sendo 35 no Hospital Municipal do Cacuaco e 18 pacientes no Hospital Geral dos Heróis de Quifangondo”, lê-se no boletim epidemiológico. O epicentro do surto situa-se no bairro do Paraíso, Município do Cacuaco, Província de Luanda, numa área suburbana com uma população estimada em 1.225.220 habitantes.

Em resposta, o Ministério da Saúde continua com as actividades de vigilância epidemiológica, consubstanciadas no reforço da vigilância epidemiológica nas comunidades e pontos de entrada; investigação de casos e óbitos, com recolha de amostras e seguimentos dos contactos; reforço do sistema de processamento de amostras; fortalecimento da conscientização e a vigilância nas comunidades para melhorar a detecção precoce e os esforços de prevenção; e reforço do treinamento dos profissionais de saúde a todos os níveis.

No capítulo da Água e Saneamento, está a ser feita a distribuição de hipoclorito de cálcio no Bairro Paraíso para desinfecção da água de consumo; foram desinfectados e abastecidos 17 tanques de água potável nos bairros afectados.

E no capítulo da Comunicação e Mobilização Social estão a ser treinados mobilizadores comunitários para a distribuição casa a casa de solução-mãe de hipoclorito de cálcio e treinamento das famílias na desinfecção da água de beber a nível caseiro.

“O Ministério da Saúde mantém o compromisso de informar sobre a situação epidemiológica desta doença e apela à sociedade que mantenha a calma e a serenidade, na certeza de que tudo se fará para proteger a saúde de toda a nossa população. Por outro lado, o Ministério da Saúde agradece e conta com a sempre pronta colaboração de todos os cidadãos e solicita que, em caso de suspeita de cólera, se dirijam de imediato à unidade de saúde mais próxima da sua residência”, diz o documento.

Dez medidas de prevenção da cólera

1 lavar frequentemente as mãos com água e sabão e manter a higiene pessoal de toda a família

2 Tratar a água para beber, colocando cinco gotas de lixívia em cada litro de água e esperar 30 minutos antes de beber. ou ferver a água de consumo durante 20 minutos.

3 lavar bem as frutas e os legumes com água fervida ou tratada com lixívia antes de comer. 4 Cozinhar bem os alimentos e guardá-los bem tapados.

5 Não defecar ao ar livre, usar sempre latrina ou casa de banho.

6 Combater as moscas, baratas e ratos, pois são agentes transportadores do vibrião colérico.

7 Manter a latrina ou a casa de banho sempre limpas e desinfectadas com lixívia.

8 Não ao lixo! Manter a casa, o quintal e o bairro sempre limpos.

9 em caso de suspeita de cólera, primeiro dê-lhe muitos líquidos ou o soro caseiro. depois de levar o doente para a unidade sanitária mais próxima, sem parar de dar-lhe líquidos.

10 o soro caseiro faz- se, preparando um litro de água fervida e colocando uma colher de sopa de açúcar e uma colherinha de chá de sal. Agitar bem antes de dar a beber.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Primeira Central de Captação de Água do Muconda vai beneficiar cerca de 14 mil habitantes

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

‎O Governo Provincial da Lunda-Sul procederá, esta terça-feira, 23, à inauguração da primeira Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de...

Ler maisDetails

Rádio Mais lidera audiências no Huambo e na Huíla, revela estudo

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

A Rádio Mais, estação pertencente ao Grupo Media Nova, é o órgão de comunicação radiofónico mais ouvido nas províncias da...

Ler maisDetails

Defendida maior expansão para adesão ao BI nas comunidades

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

A expansão das brigadas móveis de registo civil e de emissão do Bilhete de Identidade (BI) junto das comunidades rurais...

Ler maisDetails

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Cerca de 70 empresas estão na lista negra por incumprimento contratual com o Estado, segundo o director-adjunto do Serviço Nacional...

Ler maisDetails

Primeira Central de Captação de Água do Muconda vai beneficiar cerca de 14 mil habitantes

23 de Junho, 2026

Novo provedor de Justiça toma posse amanhã

23 de Junho, 2026

Rádio Mais lidera audiências no Huambo e na Huíla, revela estudo

23 de Junho, 2026

Defendida maior expansão para adesão ao BI nas comunidades

23 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.