OPaís
Sex, 9 Mai 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

EPAL recorre à banca para recuperar dívida de cerca de 125 mil milhões de kwanzas

Jornal Opais por Jornal Opais
23 de Setembro, 2024
Em Destaque, Economia
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
0
EPAL recorre à banca para recuperar dívida de cerca de 125 mil milhões de kwanzas

A empresa pública de Águas de Luanda (EPAL) assinou um protocolo com a banca por via do débito directo em conta, no segmento de clientes comerciais e os industriais, para a recuperação da dívida da empresa que ronda os 125 mil milhões de kwanzas, disse ao OPAÍS a administradora financeira da empresa, Eva Dinameme

A responsável esclareceu que estão na linha do protocolo o Banco Comercial Angolano (BCA) e o Keve, no sentido de permitir que grandes empresas e as indústrias possam proceder ao pagamento do consumo de água por via de um débito directo às suas contas.

Conforme Eva Dinamene, é uma experiência piloto e foram seleccionadas cerca de 200 empresas. Este número estará repartido: 100 para o Banco Keve e igual número para o BCA. “Nos próximos dias, está previsto visitas às empresas seleccionadas para que possam conhecer o protocolo assinado entre a EPAL e a banca.

Esperamos que possam aderir em massa”, disse. Eva Dinamene acredita que este protocolo vai permitir à EPAL arrecadar um volume significativo de cobranças, pelo facto de ser uma facilidade para os clientes no pagamento do consumo de água sem terem que se deslocar a uma agência.

Disse igualmente que o protocolo incide no segmento de clientes comerciais e os industriais. “Pensamos que o sucesso deste protocolo poderá ter os seus frutos nos próximos meses. Temos um feedback dos bancos onde há adesão, e é uma forma de diminuir a dívida dos clientes”, enfatizou.

Para Eva Dinamene, com a implementação do protocolo, a empresa não irá despender esforços de bater à porta dos clientes e poderá ter uma receita efectiva.

Segundo a responsável, estão a ser efectuadas visitas às empresas e, posteriormente, os clientes poderão aderir ao serviço dando uma autorização ao banco para que possa reter os valores referente à factura. Sendo que inicialmente o protocolo é direccionado para clientes que têm conta no banco BCA e no Keve e, posteriormente, poderá ser extensivo a clientes que também queiram aderir.

“Pensamos que num período de 60 dias já poderemos colher o fruto deste protocolo com a banca. Eva Dinamene disse que em 2023 teve início um processo de recuperação da dívida com instituições públicas, e decorreu um encontro com Administração Geral Tributária (AGT).

No encontro, foram aflorados a questão orçamental e os órgãos dependentes, no sentido de solicitar a advocacia para o pagamento da água nas instituições públicas. “O encontro já começou a surtir efeitos, sendo que já foi passada a lista dos devedores à AGT e estão a ser colhidos os primeiros resulta- dos”, disse.

Clientes domésticos

Grande parte da dívida actual dos clientes para com a EPAL é do segmento doméstico. Entretanto, Eva Dinamene disse que este processo não se aplica aos clientes domésticos, pelo facto de haver algumas divergências naquilo que é o consumo. Reforça que muitos domésticos ainda são taxados por estimativas e não por leituras do contador.

A responsável admite que a sensibilização para o pagamento do consumo de água é crucial, sendo necessário negociar para evitar o corte do líquido precioso, pois não interessa, para a EPAL, perder clientes ou ter custos adicionais com religação dos contadores.

De sublinhar que a empresa de águas prevê aumentar a oferta de água, por via da construção de dois novos sistemas, designa- dos por Bita e Quilonga grande, com capacidade total para 777 600m 3 /dia para atender inicialmente 7 milhões de habitantes, bem como assegurar a cobertura de 85% da população com acesso à água.

POR:Patrícia de Oliveira

Jornal Opais

Jornal Opais

Relacionados - Publicações

BNA aprova plano de recuperação do Banco Sol
Destaque

BNA aprova plano de recuperação do Banco Sol

27 de Abril, 2025
Executivo garante que baixo preço do petróleo não vai comprometer os salários
Economia

Executivo garante que baixo preço do petróleo não vai comprometer os salários

27 de Abril, 2025
Conferência sobre Oceanos arranca amanhã na Coreia do Sul com a presença de Angola
Economia

Conferência sobre Oceanos arranca amanhã na Coreia do Sul com a presença de Angola

27 de Abril, 2025
BCI adere ao pacto global das Nações Unidas
Economia

BCI adere ao pacto global das Nações Unidas

15 de Abril, 2025
Deixar comentário
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.