O Founder institute (FI), maior rede global de aceleração de startups em fase inicial, está a formar dezoito empreendedores angolanos, em Luanda, com o objectivo de transformar as iniciativas em empresas viáveis e negócios sustentáveis no mundo
Resultante de uma parceria feita com a Total Energies, em Angola, no quadro do “Programa 100 anos, 100 empreendedores”, o treinamento teve início em Abril deste ano e visa a formação, mentoria e apoio técnico para os candidatos selecionados, no sentido de permitir que estes encontrem êxitos no mercado em que forem inseridos.
Apresentados oficialmente, na passada sexta-feira, pelo Founder Institute, num evento de Networking, os 18 jovens angolanos marcam passos para um conjunto de oportunidades junto de diferentes instituições de apoio, segundo a directora-geral Haymée Cogle. As empresas seleccionadas operam nos diferentes sectores, desde serviços, agronegócio, agricultura, sustentabilidade ambiental, reciclagem, vestuário, mobilidade, com destaque para a área digital. 80% dos empreendedores já são conhecidos no mercado nacional, mas enfrentam vários desafios.
Haymée Cogle disse que a missão com os pequenos empresários é de impactá-los positivamente, por meio da reavaliação dos seus negócios ou projectos, com um programa que tenha uma duração de seis meses. Para que, dentro do período de acompanhamento, estas empresas possam, de fato, cumprir os objectivos de não apenas crescer, mas também criar sustentabilidade ao longo do tempo.
Leia mais em