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Comboio da RDC com minério para Porto do Lobito

Jornal Opais por Jornal Opais
16 de Fevereiro, 2018
Em Economia
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
0

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Um comboio inaugural carregado com 50 contentores de manganês proveniente da região mineira de Kisenge, província de Katanga, República Democrática do Congo (RDC), chega a 19 deste mês ao município fronteiriço do Luau, província do Moxico, leste de Angola.

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Para a recepção do minério, a direcção do Caminho de Ferro de Benguela já enviou comboios carregados de contentores para acondicionar e transportar o manganês até ao porto do Lobito, no dia 20, para posterior comercialização. Esse carregamento concretiza- se depois da conformação do ramal do CFB até à ponte ferroviária transfronteiriça sobre o rio Luau. O CFB (Angola) e a Sociedade Nacional dos Caminhos-de- Ferro do Congo (SNCC) tiveram que trabalhar para adequar os ramais ferroviários por se encontrarem desajustados.

O vice-governador provincial para o sector político, social e económico, Carlos Alberto Masseca, a esse propósito, disse à Angop que com a reabertura das ligações ferroviárias entre o CFB arq uivo /opais e CFC, estão criadas as condições para a se transformar a província do Moxico num grande entreposto logístico. O entreposto logístico do Moxico, na visão do responsável, será apoiado quer para exportações da RDCongo e da Zâmbia como para a exportação de produtos angolanos para a região central de África.

A reactivação da via ferroviária internacional lança um desafio ao Moxico de dinamização agrícola e agro-industrial, no sentido de se produzir alimentos para o consumo na província e no país, e o excedente ser exportado à região central do continente. Com isso, prognostica, poderá se criar grandes centros de desenvolvimento logístico no sector da indústria, agricultura, silvicultura e outros, para se aproveitar a posição geo-estratégica em que o Moxico se encontra.

Quanto ao município do Luau, Masseca revelou a existência de programas do governo que visam criar uma ampla plataforma logística local, para viabilizar a transportação e dinamizar a diversificação económica. “Da parte de Angola, como é sabido, o processo de reconstrução do CFB já terminou faz tempo e está à disposição dos países vizinhos para poder utilizar”, rematou. O município do Luau, oriente de Angola, é o principal ponto de ligação entre o CFB e a Sociedade Nacional dos Caminhos-de- Ferro do Congo (SNCC), possuindo a primeira estação ferroviária do leste ao litoral do país, na cidade do Lobito, província de Benguela, numa extensão de 1.344 quilómetros. Através das linhas férreas da Zâmbia é possível chegar à cidade de Beira, em Moçambique, e a Dar-es-Salaam, na Tanzânia.

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