A cidade de Luanda vai acolher, em outubro do ano em curso, a III Cimeira sobre Financiamento de Infraestruturas em África, segundo anunciou o Presidente da União Africana, João Lourenço.
O também Chefe de Estado angolano, ao proceder ao discurso de abertura da reunião que manteve, esta quarta-feira, com a Aliança das Instituições Financeiras Multilaterais Africanas, disse que a cimeira vai ser organizada em conjunto com a Agência de Desenvolvimento da União Africana e pediu o suporte das referidas instituições financeiras.
“gostaríamos de ter o suporte das vossas prestigiadas instituições, na identificação de projetos estruturantes com potencial para acelerar o desenvolvimento sustentável e integrado do continente e a estruturação dos respetivos financiamentos”, apelou o Presidente.
Vale recordar que, na reunião de hoje, que decorreu no Palácio Presidencial na Cidade Alta, foram refletidos os mecanismos de operacionalização do Fundo de Desenvolvimento da Agenda 2063, que visa promover o desenvolvimento económico e social dos 55 países africano.
Participaram da reunião a presidente da Comissão Executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana, Nardos Bekele-Thomas, o presidente da Comissão Executiva da das Instituições Financeiras Multilaterais Africanas, Samaila Zubairu, bem como outros membros da referida aliança e membros do Executivo angolano.