A XII edição da Feira da Banana de Produção Nacional foi aberta nesta Sexta-feira, no Mercado do Panguila, província do Bengo, com um apelo ao reforço da transformação dos produtos agrícolas no país.
Na abertura do certame, subordinado ao lema “A banana como factor de desenvolvimento no Bengo”, a governadora provincial do Bengo, Maria Nelumba, recordou aos administradores municipais que, embora a feira seja dedicada à banana, os municípios da província produzem uma grande diversidade de produtos agrícolas.
A governadora reafirmou o apoio do Governo aos agricultores e destacou que a banana produzida no Bengo já é exportada para países de África, Europa e Ásia.
Segundo Maria Nelumba, o aumento da competitividade da produção de banana, actualmente estimada em mais de um milhão de toneladas por ano, depende da melhoria das técnicas agrícolas e da organização das cooperativas.
Durante a visita aos expositores, o ministro da Indústria e Comércio, Rui de Oliveira, percorreu os diversos stands e afirmou que a feira confirma os resultados alcançados pela produção agrícola em várias regiões do país.
Em declarações à imprensa, salientou que a exportação da banana já é uma realidade, mas considerou fundamental apostar no programa “Transforma Aqui”, para promover a transformação local da produção agrícola.
A feira, que decorre até Domingo, reúne expositores dos vários municípios do país, que além dos produtos agrícolas apresentam também manifestações culturais. No local estão disponíveis para comercialização produtos como cana-de-açúcar, pitaia, ananás, tchikuanga e café, entre outros.








