A província da Lunda-Sul vai contar com um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), cuja construção terá início imediato, no âmbito do Projecto Nosso CISP, após estarem reunidas as condições necessárias para o arranque da empreitada.
A informação foi avançada durante a apresentação oficial do projecto ao Governo Provincial, numa reunião orientada pelo ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem, e pelo governador provincial da Lunda-Sul, Gildo Matias José.
De acordo com o Ministério do Interior, o novo CISP será equipado com tecnologia avançada para reforçar a segurança pública, incluindo sistemas de monitorização da segurança social, análise de dados (Big Data), gestão de emergências e resposta rápida.
O projecto contempla ainda a instalação de postes de videovigilância, viaturas equipadas com câmaras de vigilância, postos de controlo para monitorização do trânsito rodoviário, drones para vigilância das fronteiras e outros meios tecnológicos destinados a fortalecer as acções de manutenção da ordem, tranquilidade e segurança públicas na província.








