O Projeto Leitura ao Domicílio vai lançar, no sábado, 21, a iniciativa intitulada “12 Escritores na Biblioteca Comunitária”, que vai receber, na primeira edição, o escritor angolano Nelson Soquessa, com o objectivo de promover a leitura e a escrita por meio do contacto directo entre escritores e a comunidade
O convidado desta edição, o escritor angolano Nelson Soquessa, que em 2021 lançou a obra Histórias Místicas e, em 2023, publicou a segunda obra Isunji, que significa “Maravilha”, e valoriza o grupo etnolinguístico do Songo, actualmente prepara-se para lançar o livro “Os Segredos do Jardim da Alma”.
Segundo Aniceto da Silveira, presidente do projecto, a iniciativa visa promover o hábito da leitura, valorizar a literatura nacional e aproximar escritores da comunidade, utilizando a biblioteca comunitária como espaço de inclusão, aprendizagem e desenvolvimento humano. “A leitura vai muito além do conhecimento, pois estimula o raciocínio, activa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, amplia a criatividade e estimula a concentração”, descreveu.
O projecto prevê a realização de 12 sessões literárias, semanais ou quinzenais, com cada sessão dedicada a um escritor convidado. Cada encontro contará com a apresentação do escritor e de suas obras; leitura comentada de excertos; conversa interativa com o público; sessão de perguntas e respostas. O presidente do projecto destacou que, neste ano, os escritores de diferentes áreas da literatura, prosa, poesia ou declamação, estão convidados a participar, com a intenção de partilharem os seus conhecimentos com os cidadãos na comunidade.
Leia mais em









