O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província de Malanje deteve, no domingo, 15 de Fevereiro de 2026, três cidadãos nacionais e apreendeu 3.547,5 quilogramas de liamba, numa operação realizada na localidade do Mulondo, município de Cambundi Catembo.
A acção foi conduzida pelo Departamento Municipal do Cambundi Catembo e pelo Departamento de Operações do SIC, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes.
Entre os detidos está Vitorino dos Santos Afonso, efectivo do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, além de Nelson Filipe Pedro e Romão Valente Tomás, com idades compreendidas entre 39 e 54 anos, estando indiciados pelo crime de tráfico de estupefacientes.
No momento da apreensão, os suspeitos seguiam em duas viaturas, uma Mitsubishi Canter de cor branca e uma Toyota Hilux de cor verde transportando 176 sacos de ráfia, com cerca de 50 quilogramas cada, totalizando mais de três toneladas da substância, vulgarmente conhecida como liamba.
De acordo com informações avançadas pelo chefe de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC em Malanje, inspector-chefe Augusto Barros André, a droga tinha como destino a cidade de Luanda, onde seria comercializada.
As investigações preliminares indicam que a actividade ilícita vinha sendo praticada há algum tempo e que cada saco era comercializado ao valor de 80 mil kwanzas, podendo o carregamento apreendido render mais de 14 milhões de kwanzas.
As viaturas utilizadas no transporte também foram apreendidas por, alegadamente, terem sido adquiridas com recursos provenientes da atividade criminosa.
Os detidos serão apresentados ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes.









