O governo angolano e o Banco Mundial (BM) lançam, nesta Quinta-feira, 5, em Luanda, um novo mecanismo de coordenação regional, concebido para acelerar o desenvolvimento do Corredor do Lobito, que liga o interior do continente africano aos mercados globais
Em nota de imprensa distribuída à imprensa, refere que o lançamento será feito durante a reunião inaugural de Coordenação sobre o Corredor do Lobito, que vai congregar altas entidades governamentais de Angola, da República Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia, juntamente com as lideranças de topo de organizações multilaterais e bilaterais, instituições financeiras e parceiros internacionais de desenvolvimento.
O documento acrescenta que a participação destas entidades sublinha o consenso e o compromisso colectivo em torno da importância estratégica do corredor. A reunião visa o alinhamento de prioridades estratégicas e o reforço da coordenação entre os três países africanos e os seus parceiros técnicos e financeiros.
A agenda centrar-se-á em acelerar a implementação de projectos estruturantes em áreas vitais como o transporte ferroviário elogística integrada, a facilitação do comércio e a modernização de infra-estruturas. Constam igualmente da agenda assuntos como a energia sustentável, o desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas e minerais e a promoção do desenvolvimento económico e social ao longo do corredor.
Leia mais em









