O XIV Conselho Consultivo do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) encerra nesta quinta-feira, no Estádio Nacional 11 de Novembro, na capital angolana. O certame, que arrancou ontem sob o lema “Com a juventude e pelo desporto”, é um dos mais importantes momentos de reflexão estratégica, alinhamento institucional e tomada de decisão do sector.
De acordo com o programa a que este jornal teve acesso, o Conselho Consultivo está a analisar, entre outros pontos estruturantes: O grau de cumprimento das recomendações emanadas do conselho anterior; A carteira de programas de investimento público do MINJUD para 2026 e o ponto de situação do Plano de Desenvolvimento da Juventude (PDJ) e do Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto – PLANADESPORTO.
Ainda no programa de actividades serão analisados os seguintes pontos: A apresentação de novos diplomas legais orientadores do reforço, do papel, da juventude e do desporto no desenvolvimento social e económico do país; Os novos rumos da medicina do desporto em Angola, enquanto pilar da alta competição, da saúde pública e da sustentabilidade do sistema desportivo.
O XIV Conselho Consultivo conta com a participação de membros do Executivo Central, dirigentes e quadros superiores do MINJUD, directores provinciais, responsáveis de instituições juvenis, dirigentes das federações desportivas nacionais, treinadores, técnicos, agentes desportivos e antigos praticantes, assegurando uma abordagem integrada, técnica e representativa da realidade nacional.
De recordar que a sessão de abertura foi presidida pela secretária de Estado para a Juventude, em representação do ministro da Juventude e Desportos, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, mar cando o início de dois dias de trabalho dedicados à avaliação, planeamento e projecção das políticas públicas para a juventude e o desporto em Angola.









