Uma exposição de artes plásticas é inaugurada hoje, 21, pelas 19h00, na Fundação Arte e Cultura, situada na Ilha do Cabo, em Luanda. A mostra inaugural é um tributo colectivo ao artista plástico Fernando Lucano, falecido em 2024, vítima de doença
Intitulada “Tributo a Fernando Lucano”, a mostra revisita a trajectória do artista, entre a experimentação e o compromisso social, e surge como um momento de reencontro com o legado de Lucano, que soube olhar para além da superfície das coisas e reaproveitar materiais e símbolos.
Em “Tributo a Fernando Luca no”, quatro artistas, que partilharam o seu percurso criativo e humano com o homenageado, nomeadamente Wilson Belas, Paulo Amaral, Saitido Sadamy e Nelo Teixeira, expressam a sua gratidão pelos ensinamentos deixados por aquele que, além de colega, foi amigo e companheiro dos seus.
Em cada obra pintada, os artistas procuraram contar e expressar a trajectória e dimensão de Lucano, um artista que era bastante conhecido pela sua preocupação artística em matéria de preservção do meio ambiente.
A inauguração da exposição contará com um pequeno mo mento musical e declamação de poesia. A exposição estará patente ao público até ao dia 11 de Fevereiro próximo, podendo ser visita da pelo público de segunda a sexta-feira, entre às 9h30 e às 16h30.









