Uma delegação de governadores provinciais e quadros do Ministério da Administração do Território (MAT) participa, desde o dia 14 deste mês, de uma formação executiva em Gestão Governativa e Desenvolvimento Territorial, realizada no Brasil.
O programa, que se estenderá até o dia 25, integra o Projecto de Fortalecimento da Governação para a Melhoria da Prestação de Serviços – Angola (Projecto Njila).
Segundo informações disponibilizadas pelo MAT, o objectivo da iniciativa é capacitar os participantes com competências avançadas em liderança, administração pública e gestão territorial, através de uma experiência de imersão em práticas modernas de governação e desenvolvimento urbano.
O programa contempla sessões académicas especializadas, visitas institucionais e encontros de intercâmbio com entidades públicas e instituições brasileiras, permitindo a partilha de experiências e boas práticas em áreas como planeamento territorial, gestão pública e cooperação internacional.
Entre os participantes estão os Governadores os Lúcio Gonçalves Amaral (Cuando), Manuel Nunes Júnior (Benguela), Nuno Bernabé Mahapi Dala (Huíla), Filomena Elizabete Aires (Lunda-Norte), Gildo Matias José (Lunda-Sul)
Além destes, a lista inclui também José Carvalho da Rocha (Uíge), Maria António Nelumba (Bengo), Gerdina Ulipamue Didalewa (Cunene), João Diogo Gaspar (Cuanza-Norte), Luís Manuel da Fonseca Nunes (Luanda), Augusto Archer de Sousa Mangueira (Namibe) e Adriano Mendes de Carvalho (Zaire).
O encontro conta ainda com a participação da secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele, e de técnicos do MAT.









