O presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, recebeu, nesta sexta-feira,16, em audiência, uma delegação do Comité para os Assuntos Internacionais do Parlamento da Federação Russa, no âmbito do reforço das relações de cooperação parlamentar e institucional entre Angola e a Rússia.
Segundo uma nota da Assembleia Nacional, a delegação russa integrou, entre outros membros, o vice-presidente da União Russa de Veteranos de Angola, Rybchuk Nikolai Aleksandrovich, que explicou que a visita a Angola visa a realização de encontros e conversações com diversas entidades, incluindo o Executivo angolano.
Segundo o responsável, as discussões têm incidido, sobretudo, na necessidade de dinamizar e aprofundar as relações bilaterais em vários domínios, com destaque para a cooperação económica.
Por sua vez, o 1.º vice-presidente para o Comité de Assuntos Internacionais do Parlamento da Rússia, Chepa Alexei Vasilyevich, afirmou que as relações entre os parlamentos dos dois países têm vindo a desenvolver-se de forma activa e consistente, com boas perspectivas, fruto de um percurso histórico construído ao longo de muitos anos.
O parlamentar russo disse ainda que Angola e a Rússia partilham posições semelhantes em várias plataformas parlamentares internacionais, defendendo princípios comuns como a soberania, a independência dos Estados, o respeito mútuo, e a promoção da paz, do progresso e da prosperidade das sociedades.
Durante o encontro, foi reafirmada a importância da prossecução da cooperação entre os grupos de amizade parlamentar, bem como de reforçar a articulação entre os diferentes comités/comissões do Parlamento russo e da Assembleia Nacional de Angola, no quadro da cooperação económica e institucional entre os dois países.









