A Comissão de Asseguramento médico e medicamentoso do ministério da Saúde visitou, nos últimos dias, várias unidades sanitárias no país, onde, entre os vários registos, se destacam os mais de cinco mil partos anotados no período de 22 a 27 de Dezembro do corrente ano
A Comissão, liderada pelo Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu, e pelo director Nacional dos Hospitais, Benedito Quintas, fez a visita mais recente no último sábado, 27 de Dezembro, ao Hospital Municipal de Cacuaco, onde constatou o grau de prontidão assistencial durante a quadra festiva.
Nesta unidade hospitalar, recebeu a informação segundo a qual, entre os dias 22 e 27 de Dezembro, o hospital atendeu 25.747 pacientes. No sector materno-infantil foram realizados 1.048 partos. As principais causas de atendimento de urgência foram malária, doenças respiratórias e diarreicas, com forte incidência pediátrica.
Nos traumas, desta- caram-se acidentes de viação e ferimentos por arma branca, enquanto a psicose sintomáti- ca aguda associada ao consumo excessivo de álcool liderou os atendimentos de saúde mental.









