O município de Viana acolheu, recentemente, a Campanha de Rastreamento de Sinais de Autismo, promovida pela Clínica de Psicologia Humanista. A campanha já vai na sua quarta edição
Foram cerca de 155 crianças as contempladas com a campanha de rastreamento de sinais de autismo, numa iniciativa que contou com a presença de psicólogos, psicopedagogos, neurlogistas, defectólogos, terapeutas da fala e psiquiatras. O género predominante foi o masculino, com idade a partir dos 11 meses.
De acordo com os especialistas, parte das crianças que se fizeram presentes no Centro Comercial Ginga Shopping, no Luanda Sul, em Viana, foram identificadas com sinais de autismo, e outras apresentaram outros transtornos, dentre os quais o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e deficiência intelectual, para além de uma criança com microcefalia.
A directora administrativa da Clínica de Psicologia Humanista, Isabel Velasco atenta para as famílias para que estejam atentas em conhecer os marcos de desenvolvimento das crianças, porque, como diz, é a partir destes que se consegue perceber se há ou não alguma coisa a acontecer fora do normal com a criança em função da idade.
Leia mais em









