Angola assinalou um marco histórico, esta terça-feira, 16, com a cerimónia de apresentação oficial do passaporte electrónico angolano, pelo Serviço de Migração e Estrangeiros, no âmbito do processo de modernização e digitalização dos serviços migratórios do país.
O acto, que decorreu no auditório do Ministério do Interior, marca um longo processo de trabalho com vista à garantia de qualidade dos serviços prestados a nível das instituições alfandegárias.
A cerimónia foi presidida pelo ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem, e contou com a presença de secretários de Estado do MININT, altos responsáveis do sector e quadros séniores da instituição, com particular destaque ao director-geral do SME, José Coimbra Baptista Júnior.
De acordo com a narrativa constatada na página oficial do SME, durante a cerimónia, foram apresentadas as etapas de implementação do novo documento de viagem, as principais diferenças em relação ao modelo anterior, o seu alcance e reconhecimento internacional, bem como a capacidade técnico-operacional dos equipamentos envolvidos no processo de emissão.
A introdução deste documento, avança a fonte, representante um marco significativo para o Estado angolano, através do reforço dos níveis de segurança documental, e alinha Angola com os padrões internacionais de identificação e controlo migratório, facilitando, deste modo, a mobilidade dos cidadãos nacionais no espaço internacional.
Foram construídos dois centros de emissão do novo passaporte, sendo um na capital do país, Luanda, e o outro na província do Huambo.
Segundo o Serviço de Migração e Estrangeiros, as máquinas de emissão do passaporte electrónico estão equipadas com tecnologia de elevada segurança e funcionalidade avançada, permitindo a emissão de até um passaporte por minuto, o que corresponde a 60 passaportes por hora, uma das particularidades que o difere do passaporte anterior.
Cinco torres de alta tensão localizadas na província do Cuanza Sul, que garantem o fornecimento de energia eléctrica nesta província...
Ler maisDetails









