O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, José Luís Domingos, admitiu, recentemente, em Benguela, que a prática de cor- rupção no poder judicial atingiu níveis nunca antes vistos e afirmou que as acções de alguns advogados concorreram para o estado de coisas, ao realçar que não há “magistrados corruptos sem advogados presentes”. Num outro ângulo, José Luís Domingos advertiu aos advogados que não transformem a Ordem em “extensões partidárias”
Os casos de corrupção que, volta-e- meia, se registam na classe dos advogados têm deixado o bastonário da Ordem como que com os cabelos eriçados. O responsável deixou transparecer isso mesmo quando intervinha, recentemente, na tomada de posse da nova presidente do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados de Angola em Benguela, Nilza Correia.
José Luís Domingos lembra que uma classe “corrupta” compromete, de certo modo, o sistema judicial, não fossem os advogados aqueles cujas acções concorrem para a realização da justiça na vida dos cidadãos.
De sorte que, em virtude disso, o bastonário considera que se fortaleça a disciplina e a ética profissional, ao ressaltar que, para que o Estado Democrático de Direito se consolide, se afigura necessário que os profissio-nais do fórum pautem por caminhos considerados abonatórios.
Ele olha para o número de advogados, que são, aproximadamente, 13 mil em todo o país, para sustentar a tese de que muitos deles têm, de resto, uma quotaparte de responsabilidade pelo actual nível de corrupção vigente no poder judicial. “Tem-se dito que não há magistrados corruptos sem advogados presentes”, parafraseou, ao considerar que o cenário actual nunca antes tinha sido visto.
“Não sou eu que o afirmo. Tenho estado reunido em reuniões de mais alto nível da justiça; isso é uma verdade que ninguém mais pode desmentir”, vincou o responsável. Face a esse quadro, o advogado José Luís Domingos desafia os advogados a assumirem o seu verdadeiro papel, de modo a que a sociedade volte a acreditar no poder judicial.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela









