O workshop denominado “Como sei se não tentar” vai acontecer no dia 6 de Dezembro próximo, pelas 15 horas, numa das unidades de restauração de talatona, luanda. a iniciativa visa impulsionar jovens a não desistirem dos seus sonhos e propósitos e a encarar, com responsabilidade e comprometimento, os desafios que a vida lhes apresenta no dia-a- dia
Sob a realização do projecto Conexão Necessária, o certame tem como principal objectivo motivar, inspirar e impulsionar as pessoas, especialmente jovens, a lutarem, com disciplina, foco e propósito, pelos seus sonhos e metas, trazendo como ferramentas fundamentais a aposta na formação e autocapacitação.
“Pretendemos capacitar e integrar activamente os jovens na sociedade, contribuindo para o seu crescimento pessoal, profissional e, consequentemente, para o desenvolvimento do país”, avançou Arsénio Sapalo, presidente do projecto Conexão Necessária.
O workshop, segundo Sapalo, é dirigido à juventude angolana, com especial enfoque nos jovens que procuram orientação, formação e novas oportunidades, quer a nível pessoal, profissional ou académico. A intenção, como fez saber o também porta-voz do evento, é de ajudar os jovens a despertar o melhor que há neles e levá-los a acreditar que é possível evoluir ou progredir apesar das dificuldades e adversidades que a vida lhes apresenta.
“O nosso foco é mostrar que é possível construir um futuro melhor, quando existe oportunidade, orientação e determinação”, sublinhou. O certame surge como uma extensão inovadora do trabalho desenvolvido pelo respectivo projecto filantrópico, com foco no desenvolvimento intelectual e na capacitação profissional dos jovens.
Além de incentivar a juventude, o workshop surge também como uma acção de carácter filantrópico através da qual a organização pretende arrecadar donativos para apoiar algumas comunidades mais desfavoráveis de algumas artérias da capital do país.
Arsénio explicou que é também a missão do evento reduzir a carência e as dificuldades enfrentadas por pessoas em situação desfavorecida, promovendo acções filantrópicas em diversas áreas. Precisou que o certame é de entrada gratuita, devendo os interessados participar apenas com a entrega do seu donativo, que posteriormente servirá para ajudar alguém, uma família ou até mesmo uma comunidade a ter um Natal com um mínimo de dignidade.
Durante o evento, conforme a organização, os participantes vão beneficiar de formações técnicas e profissionais destinadas a jovens que desejam deixar de depender de terceiros e começar a utilizar o seu conhecimento para garantir a própria subsistência, fomentando o auto-empreendedorismo.
Sobre o Projecto filantrópico
Conexão Necessária é um projecto social sem fins lucrativos, sediado em Luanda, no município de Talatona, criado com o objectivo de apoiar jovens e orientá-los com formações práticas e transformadoras, orientadas para a autonomia e para a preparação real para o mercado de trabalho.
Por outro lado, a instituição está voltada também a acções sociais como doações de bens alimentares e materiais de primeiras necessidades, campanhas de serviços comunitários, palestras de sensibilização, entre outras. A organização existe há mais de três anos e tem uma equipa completa desde a liderança às bases de apoio.









