O Ministério da Educação, no âmbito do projecto de Empoderamento da rapariga e Aprendizagem para todos – PAT II, procedeu, na última sexta- feira, 21 de Novembro, à entrega simbólica de 86 motorizadas para todas as províncias do país
A acção enquadra-se num dos objectivos do PAT II, que passa por proporcionar educação de segunda oportunidade a angolanos fora do sistema educativo, na modalidade de Ensino para Jovens e Adultos. A ministra da Educação, Luísa Grilo, atribuiu as 86 motorizadas a técnicos locais de diferentes municípios do país abrangidos pela Educação de Jovens e Adultos, no quadro das acções do PAT II.
Estes meios de transporte constituem um importante suporte logístico, permitindo maior mobilidade às turmas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas acções de acompanhamento e supervisão, especialmente nas zonas rurais e de difícil acesso.
Enquadrada na subcomponente 1.2 do PAT II, “Educação de segunda oportunidade e habilidades de vida”, a acção visa reforçar as actividades da EJA até Junho de 2027, com vista a garantir uma educação de segunda oportunidade a 250 mil jovens e adolescentes que não concluíram o ensino primário ou secundário regular, ou que nunca tiveram acesso à escola.
Na cerimónia de entrega dos veículos, a ministra da Educação, Luísa Grilo, referiu que “estas motorizadas simbolizam a mobilidade e a sensibilidade cruciais para o sucesso dos facilitadores do nosso programa. Através delas, os técnicos poderão alcançar áreas remotas e superar barreiras geográficas, garantindo que a educação chegue a todos os cantos dos nossos municípios”.
Evaristo João Pedro, director nacional da Educação de Jovens e Adultos do MED, reiterou igualmente a importância do acto. “O programa da EJA contempla iniciativas de alfabetização e educação de jovens e adultos, que promovem a redução do analfabetismo e o fortalecimento das competências básicas necessárias à participação activa na vida social, económica e comunitária”.









