A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, recebeu, nesta terça-feira, 18 de Novembro, em Luanda, a CEO da Aliança Global para as Vacinas (Gavi), Sania Nishtar, no âmbito de uma visita oficial que marca o início de um novo ciclo de cooperação entre Angola e a Gavi para o Período Estratégico 6.0 (2026–2030). Esta instituição voltará a incluir apoio financeiro directo para aquisição de vacinas mesmo após a graduação do país para a categoria de rendimento médio em 2017
A visita, que vai reforçar a cooperação para ampliar a cobertura vacinal em Angola, incluiu encontros técnicos e deslocações a unidades de cuidados primários de saúde, com a presença de equipas técnicas e do Secretário de Estado para a Área Hospitalar.
O objectivo central é reforçar o Programa Nacional de Imunização, garantir um financiamento sustentável e consolidar os ganhos na expansão do acesso equitativo às vacinas. Em declarações à imprensa, Sílvia Lutucuta sublinhou a importância estratégica da parceria de longa data entre Angola e a Gavi, destacando que o continente africano é um dos principais beneficiários da organização.
“Temos aqui que ficar muito orgulhosos por receber esta visita tão importante. A Gavi é uma entidade que tem salvo vidas em todo o mundo, garantindo vacinas para milhões de crianças. No nosso continente, 80% da vacinação dependem fundamentalmente do apoio da Gavi”, afirmou.
Leia mais em









