O deputado do Grupo Parlamentar do MPLA, Esteves Hilário, destacou, esta terça-feira, na Praça da República, os avanços de Angola nos 50 anos de independência, sublinhando o percurso de reconstrução nacional, a valorização da formação de quadros e o fortalecimento da paz e da reconciliação entre os angolanos.
Em declarações ao Jornal OPAÍS, Esteves Hilário fez um balanço da trajectória do país que considerou “positivo”, sublinhando que ficou marcada por décadas de luta, desenvolvimento e superação de desafios.
O parlamentar recordou o período da guerra civil, que durou 27 dos 50 anos de independência e destacou a importância da paz conquistada.
“A guerra civil é sempre fratricida entre nós irmãos, com muitas mortes e destruição, mas hoje felizmente vivemos tempos de paz e podemos finalmente sonhar com uma Angola melhor para todos”, disse.
Ao abordar o processo de reconstrução nacional iniciado em 2002, Esteves Hilário destacou os avanços em várias áreas, com especial ênfase no sector do ensino superior.
“Em 1975, Angola tinha pouco mais de uma centena de licenciados autóctones. Hoje somos milhões”, afirmou.
Esteves Hilário ressaltou também o impacto positivo na formação de profissionais em áreas críticas como a cardiopneumonologia.
“Em 2009 não tínhamos nenhum angolano formado em Angola nesta área, e hoje temos milhares a servir o país.”
“Nós estamos efetivamente reconciliados, as pessoas convivem na diferença. Temos um parlamento praticamente dividido entre duas grandes forças políticas, mas os deputados convivem na normalidade”, destacou.









