Para além dos acordos financeiros já vigentes, os dois países pretendem diversificar as áreas de cooperação bilateral
O embaixador do Reino de Espanha acreditado em Angola, Manuel Lejarreta Lobo, anunciou uma nova linha de crédito espanhola, avaliada em 30 milhões de euros, para apoiar pequenos projectos sociais em Angola. O diplomata falava no último fim- de-semana, à margem da cerimónia de celebração de mais um aniversário da Espanha, que é comemorado no dia 12 de Outubro, uma data também conhecida como “Dia da Hispanidade”.
Manuel Lejarreta enfatizou o significado especial desta data na história de Espanha, tendo aproveitado a ocasião para falar do estado das relações políticas e económicas entre Angola e a Espanha, que afirmou estarem numa boa fase.
No que respeita às trocas comerciais entre os dois Estados, Manuel Lejarreta Lobo sublinhou que a tendência é de crescimento, apesar dos altos e baixos, e avançou que as empresas espanholas continuam a olhar para Angola como um mercado atractivo, com cerca de 40 empresas a trabalharem em Angola durante vários anos, e que ainda continuam a acreditar no futuro de Angola e a considerar o país um mercado importante.