A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, deixou a capital do país nesta terça-feira, 23, com destino à capital da República Democrática do Congo (RDC), Kinshasa, para dar andamento às suas responsabilidades como presidente em exercício do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional dos Grandes Lagos (FP-CIRGL).
A informação foi avançada pelo presidente do Grupo Regional de Acompanhamento às Organizações Parlamentares Regionais, Pedro Neri, que considerou a visita como estatutária.
Dr acordo com o deputado, a visita tem como objectivo principal trabalhar directamente com o secretariado do FP-CIRGL e fortalecer a actuação do bloco regional.
Além de encontros de trabalho, a agenda de Carolina Cerqueira prevê reuniões com o parlamento congolês.
A líder parlamentar irá também fazer uma visita de cortesia à primeira-ministra da RDC, Judith Suminwa Tuluka, além de outros importantes representantes do governo congolês.
Carolina Cerqueira assumiu a liderança do FP-CIRGL em abril deste ano, durante a 15.ª Plenária da organização, realizada em Luanda, com um mandato de dois anos.
O FP-CIRGL é formado pelos parlamentos de 12 países-membros: Angola, Burundi, Congo, República Centro-Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia. Fundado em 2008, em Kigali, Ruanda, o Fórum é um importante espaço para a cooperação interparlamentar na região.