O Wyza Anfiteatro, sede da Fundação Arte e Cultura, localizada na Ilha de Luanda, acolhe nesta quarta-feira, 24, a partir das 19h30, mais uma edição da “Noite de Poesia”, desta vez dedicada à obra Aura Flutuante, da escritora Olívia Lourenço
Realizado sempre na última quarta-feira de cada mês, o evento reúne vozes promissoras da poesia angolana num ambiente de celebração artística, que inclui declamações poéticas, música e intervenção teatral.
A edição deste mês será marcada pela apresentação inédita de Aura Flutuante, lançada em março deste ano, e servirá como fio condutor das homenagens do “mês do herói nacional”.
“É a primeira vez que convidamos a Olívia Lourenço para a Noite de Poesia. Inicialmente, a sessão estava marcada para julho, mas foi adiada devido à greve dos taxistas.
Felizmente, conseguimos agora conciliar as agendas”, explicou Antónia Paulo, directora de Marketing e Comunicação da Fundação Arte e Cultura. Antónia Paulo, que também é porta-voz do evento, destacou que o propósito do projeto vai além da promoção da poesia falada ou escrita — o objectivo central é divulgar a literatura nacional como instrumento de educação e despertar de talentos artísticos entre jovens e crianças.
“A Fundação aproveita o evento para reforçar sua missão de promoção da educação artística como pilar fundamental para a construção de uma sociedade melhor”, afirmou. Além disso, alguns poemas dos autores convidados são declamados por alunos da própria Fundação, como forma de mostrar o trabalho educativo desenvolvido com as crianças.
“Queremos mostrar que não trabalhamos apenas com artistas adultos. As crianças aqui encontram uma oportunidade de iniciar ou continuar sua caminhada artística, muitas vezes já natural”, frisou Antónia Paulo.
Poesia, música e teatro no mesmo palco
Com duração de cerca de duas horas, a noite contará com um elenco diversificado de artistas como Higino Andrade, Nádia Dias, Marley Escórcio, Caio Castro, Ismael Chipululo, Dalton Atalaia, Poeta Profundo, André Gama, Leiria Ventura e João Pedro.
O músico António Morango e Caetano Velinga também farão parte do elenco, assim como o grupo Jovens da Mulemba, que apresentará uma peça que retrata episódios marcantes da convivência quotidiana dos luandenses. Sobre o projecto “Noite de Poesia” Criado pela Fundação Arte e Cultura, a “Noite de Poesia” é um projeto mensal que visa promover a literatura e a poesia junto da comunidade da Ilha de Luanda e arredores.
A cada edição, um escritor é convidado a partilhar sua obra, que é discutida e recitada por jovens poetas, transformando o texto escrito em expressões orais carregadas de emoção e identidade.
Com entrada gratuita, o evento também visa fomentar o gosto pela leitura entre jovens e adolescentes, ao mesmo tempo que integra outras artes performativas, dando visibilidade a artistas emergentes e valorizando a produção cultural angolana.