O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e o líder da Revolução Cubana, general Raúl Castro Ruz, enviaram nesta terça-feira, uma mensagem conjunta ao Presidente da República, João Lourenço.
A carta, que reafirma os laços históricos de amizade e cooperação entre as duas nações, foi entregue nesta segunda-feira pelo embaixador cubano, Óscar León González.
Durante a audiência no Palácio Presidencial, o embaixador cubano destacou que a mensagem tem um “carácter especial e abrangente” e assinala o 50.º aniversário da cooperação bilateral entre os países. A data, que também marca o estabelecimento das relações diplomáticas entre Angola e Cuba, será celebrada oficialmente em 15 de novembro de 2025.
O diplomata sublinhou que a entrega da carta foi o principal objectivo do encontro, que serviu também para discutir temas de cooperação bilateral. Ambos os lados reforçaram a “excelente cooperação” que tem se mantido desde as visitas oficiais de alto nível de 2023, quando os chefes de Estado se encontraram em Luanda e Havana.