O Presidente da República e em exercício da União Africana, João Manuel Gonçalves Lourenço, realçou, este domingo, 07, em Addis Abeba, sobre a necessidade da criação de vários mecanismos que sirvam de motores propulsores para alavancar as relações entre povos africanos e caribenhos, como a revisão dos regimes de vistos e a sua isenção, bem como a criação de voos directos entre o continente africano e as Caraíbas.
Ao discursar na abertura da II Cimeira da União Africana (UA) e a Comunidade do Caribe (CARICOM), que decorre na capital da Etiópia, João Lourenço frisou que, apesar dos avanços alcançados entre ambas as partes, ainda há muitos compromissos por se concretizar.
Entretanto, o Chefe de Estado angolano advogou como prioridade a criação de uma Plataforma Conjunta de Comunicação e Media, a assinatura de acordos multilateral no domínio aéreo, bem como a criação de uma parceria público-privada África-CARICOM, para mobilização de recursos e lançar o Fórum de Território e Estados Africanos e Caribenhos.
Ao evidenciar o papel crucial do sector da juventude para a continuidade do desenvolvimento político, económico e social do continente, o Estadista considerou indispensável a institucionalização do Conselho da Juventude União Africana – CARICOM como órgão consultivo permanente.
Para o Presidente da União Africana, é crucial que se estabeleçam metas claras e que se comece a implementar os planos já traçados, com o intuito de serem concretizados os objectivos outrora traçados.
Ao discursar no encerramento da Segunda Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) e da...
Ler maisDetails