A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, reiterou esta segunda-feira, no Dundo, o compromisso do governo local em criar condições dignas para o acolhimento e assistência aos idosos expulsos do seio familiar por várias razões.
Em declarações à imprensa, a propósito das obras do Lar dos Idosos, Filomena Miza assegurou que a empreitada está concluída, aguardando a sua inauguração.
Disse tratar-se de uma infra-estrutura com 32 dormitórios para 64 idosos, áreas administrativas, ginásio, salas de recriação, consultório, farmácia, lavandaria, refeitório, entre outros compartimentos.
Construído numa área de 14 mil metros quadrados, é o primeiro Lar de acolhimento na província da Lunda-Norte, cujo financiamento para a sua execução foi garantido pela ENDIAMA E.P., que disponibilizou 633 milhões e 745 mil kwanzas, no âmbito das suas responsabilidades sociais.
Actualmente, disse, a província controla 23 mil e 37 idosos, prometendo mais investimentos em infra-estruturas de acolhimento na província. Prometeu que o lar localizado no município do Mussungue, ao longo da Estrada Nacional 225, será inaugurado no âmbito das festividades dos 50 anos de independência nacional.
A província da Lunda-Norte, com uma população estimada em um milhão e 150 mil habitantes, maioritariamente jovem, distribuídos nos 19 municípios (Dundo, Chitato, Mussungue, Capenda-Camulemba, Cambulo, Caungula, Cuango, Cuilo, Lóvua, Lubalo, Lucapa, Xá-Muteba, Canzar, Xácassau, Luremo, Cafunfu, Camaxilo, Cassanje Calucala e Luangue).