O Presidente da República, João Lourenço, procede, hoje, a inauguração do Campus da Universidade Lueji A’Nkonde, na província da Lunda Norte, no município do Mussunge, surgido da reorganização territorial no quadro da nova Divisão Político-Administrativa (DPA).
As obras, iniciadas em Outubro de 2022, abrangeram uma área total de 91.485 metros quadrados e foram executadas num prazo de 32 meses. O investimento global ascendeu a 68,1 milhões de dólares norte-americanos, financiado pela ENDIAMA E.P.
O novo campus alberga as faculdades de Economia e de Direito, que juntas oferecem 87 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório e capacidade para acolher 8.718 estudantes em três turnos.
Estrutura e capacidades
A Faculdade de Direito dispõe de 40 salas de aula, três salas de simulação de tribunal, uma sala de informática, 10 gabinetes de trabalho, seis salas de reunião e uma enfermaria, com capacidade para 1.342 estudantes por turno.
Já a Faculdade de Economia conta com 47 salas de aula, 10 salas de trabalho prático, uma sala de informática, sete gabinetes de trabalho e três salas de reunião, podendo receber até 1.564 estudantes por turno.
O campus inclui ainda um auditório com 320 lugares, cantina/refeitório para 300 pessoas, biblioteca com 64 lugares e estacionamento com 400 vagas internas (18 para pessoas com mobilidade reduzida) e 33 vagas externas, além de duas paragens para transporte público.
Com esta nova infra-estrutura, o Executivo pretende não apenas ampliar o acesso ao ensino superior na Lunda Norte, mas também impulsionar a qualificação de quadros locais e dinamizar o desenvolvimento socio-económico da região.