O Governo Provincial de Cabinda pretende reatar o protocolo de geminação entre a cidade de Cabinda e a cidade norte-americana de Lafayette, no Estado da Luisiana, uma parceria iniciada nos anos 1990
A intenção foi transmitida ao novo director- geral da Chevron /Angola , Frank Cassulo, pela governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, durante uma audiência realizada ontem no Palácio Provincial. De acordo com Suzana de Abreu, o restabelecimento da parceria de geminação com Lafayette tem como objectivo promover o desenvolvimento económico da província de Cabinda.
A governadora considera que o protocolo poderá atrair parcerias de negócios e sociais, impulsionando a economia local, sobretudo no que respeita à cadeia de valor de serviços ligados à indústria petrolífera — e não só. Segundo afirmou, “a indústria petrolífera envolve muitos serviços que podem ser aproveitados pelas empresas locais, desde que estas adquiram conhecimento e experiência com empresas norte-americanas mais experientes e consolidadas no sector”.
“É importante fazermos essa parceria com empresas estrangeiras, sobretudo americanas, porque essas empresas conhecem melhor os serviços e os mecanismos de fazer negócios com a indústria petrolífera”, sublinhou a governadora. Suzana de Abreu destacou ainda que Cabinda tem condições para criar grandes indústrias localmente e dispõe de um mercado regional capaz de absorver os produtos manufacturados na província.
POR:Alberto Coelho, em Cabinda
Leia mais em