Com o objectivo de estreitar as relações de cooperação África do SulAngola no domínio da preservação da memória histórica e documental, uma equipa dos dois países visitou o Arquivo Nacional de Angola (ANA), recebida pelo director-geral adjunto para a Área Técnica e Científica, Heliodoro Abrambes
A delegação multissectorial da África do Sul esteve composta por representantes do Ministério da Defesa e Antigos Combatentes, do Ministério dos Desportos, Cultura e Artes, do Congresso Nacional Africano (ANC) e do Arquivo Nacional sul-africacano.
A visita visou ainda realizar pesquisas sobre a presença sul-africana em Angola entre meados da década de 1970 e os anos 90, período marcado por intensas movimentações políticas e militares na região austral do continente.
Neste encontro foram discutidas possibilidades de cooperação técnica, intercâmbio de experiências no âmbito arquivístico e projectos conjuntos de pesquisa, com especial ênfase para a documentação que retrata o apoio angolano à luta contra o apartheid e as interações políticas e militares entre os dois países durante a Guerra Fria.
Heliodoro Abrambes, durante a recepção dos visitantes, esteve acompanhado por membros da Direcção e técnicos da instituição. O encontro de trabalho incluiu uma visita guiada às instalações do ANA, onde os membros da delegação sul-africana puderam conhecer de perto o acervo documental e os processos de conservação e digitalização actualmente em curso.
A visita insere-se nas acções levadas a cabo por ambos os governos para reforçar os laços históricos e culturais, através da promoção da partilha de conhecimento e a valorização do património documental comum.