A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, encontra-se na cidade da Praia, Cabo Verde, para participar nas celebrações dos 50 anos da independência nacional daquele país, que se assinalam no sábado, 5 de Julho.
À chegada, a presidente da Casa das foi recebida pelo embaixador de Angola em Cabo Verde, Agostinho Tavares, e pelo primeiro secretário de Mesa da Assembleia Nacional de Cabo Verde.
Neste país, Carolina Cerqueira disse que leva uma mensagem de amizade, solidariedade, fraternidade e cooperação entre os dois Estados.
A delegação parlamentar angolana, chefiada por Carolina Cerqueira e integrada pelos deputados Justino Pinto de Andrade, José Semedo e Sara Fialho, vai participar na sessão especial a decorrer na Assembleia da República de Cabo Verde, em alusão ao 5 de Julho.
A presidente da Assembleia Nacional considerou “esta oportunidade boa para que Angola se junte aos seus irmãos cabo-verdianos numa grande festa nacional”.
As celebrações da independência de Cabo Verde incluem uma missa de acção de graças, a deposição de uma coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral e uma sessão solene na Assembleia Nacional, com a intervenção do Chefe de Estado, José Maria Neves.
Para o evento, estão confirmados vários chefes de Estado, incluindo Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Sissoco Embaló (Guiné-Bissau) e Carlos Vila Nova (São Tomé e Príncipe), entre outros.
A independência de Cabo Verde foi declarada a 5 de Julho de 1975, numa cerimônia no Estádio da Várzea, colocando fim ao regime colonial português no arquipélago.
POR: Onésimo Lufuankenda