EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 27 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Deputados e parceiros sociais debatem acção parlamentar no combate à fome e à malnutrição

Neusa Felipe por Neusa Felipe
1 de Julho, 2025
Em Política

Os deputados à Assembleia Nacional e parceiros sociais, analisaram, ontem, os principais desafios e oportunidades da acção parlamentar no combate à fome e à malnutrição, num workshop sobre acção parlamentar para a segurança alimentar

Poderão também interessar-lhe...

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

A Assembleia Nacional realizou, ontem, em Luanda, um Workshop sobre Acção Parlamentar para a Segurança Alimentar e Nutrição, no âmbito das celebrações do 30 de Junho, Dia Internacional do Parlamentarismo, em referência à criação da União Interparlamentar em 1889, uma organização que reúne Parlamentos de diversos países.

O evento realizado em parceria com organizações de sociedade civil e instituições nacionais e internacionais ligadas à segurança alimentar e nutricional em Angola teve como principais objectivos debater o papel das instituições legislativas na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas sociais, estimular compromissos parlamentares robustos, em prol da equidade nutricional e da justiça social, e promover a partilha de boas práticas legislativas nacionais e internacionais susceptíveis de adaptação à realidade angolana.

Na ocasião, o primeiro vice-Presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, defendeu que a acção parlamentar deve traduzir-se na concepção de uma legislação cujo conteúdo visa a melhoria da saúde pública e a redução de doenças relacionadas à má alimentação, cujas consequências se traduzem em obesidade, desnutrição e anemia. “Nesse dia, comemoramos a data sob o signo, “Acção Parlamentar para a Segurança Alimentar e Nutricional”.

A segurança alimentar e a nutrição estão correlacionadas, na medida em que os alimentos inseguros criam um ciclo vicioso de doenças e desnutrição, afectando a todos nós.

Os alimentos são a principal via de contaminação das pessoas e as doenças transmitidas por alimentos são geralmente contagiosas ou nocivas, que entram no corpo através de alimentos ou água contaminados”, disse.

Os desafios no alcance da segurança alimentar e nutricional
O parlamentar falou dos grandes desafios que o país enfrenta na implementação cabal de políticas económicas de segurança alimentar e nutricional, apesar de ter grande potencial em terras aráveis abundantes, água, clima favorável para a produção agrícola, capaz de garantir a Segurança Alimentar e Nutricional, debelando as taxas preocupantes de desnutrição infantil e insegurança alimentar em zonas rurais.

Garantiu que o Governo tem estabelecido parcerias com organizações internacionais, nomeadamente, a Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO) e o Programa Alimentar Mundial (PAM), com o objectivo de combater a fome e fortalecer os sistemas alimentares.

Todavia, defende que as parcerias devem ser extensivas às outras organizações do Sistema das Nações Unidas, incluindo a OMS e a UNICEF, as organizações sub-regionais, como a CEEAC e a SADC, com vista a apoiar os Estados da sub-região a alcançar os objectivos e a respeitar os compromissos internacionais.

Sublinhou que o Executivo angolano tem desenvolvido políticas públicas ligadas à segurança alimentar, em conformidade com o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) e o Programa de Combate à Fome e à Pobreza, alegando que a abordagem sobre a segurança alimentar tem sido feita com mais atenção, olhando para os incentivos à produção nacional para reduzir a dependência das importações, promover programas de nutrição nas escolas e de educação alimentar, criando assim, uma cultura alimentar sustentável.

“O Executivo angolano lançou a nova Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSAN II), com a finalidade de garantir a disponibilização e o acesso equitativo a alimentos saudáveis em todo o território nacional”, avançou.

Recomendações

No final do evento, os participantes recomendaram o reforço da função legislativa da Assembleia Nacional para garantir a institucionalização plena da segurança alimentar e nutricional como direito humano e criar mecanismos de financiamento sustentáveis, assegurar que os programas operacionais do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027 e os Planos Municipais integrem metas da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, especialmente nas áreas rurais.

Incorporar educação alimentar nos currículos escolares e programas comunitários em colaboração com o Ministério da Educação e as Administrações Municipais, recomendar o incentivo de sinergias entre a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e os Programas de Fomento à produção agrícola familiar, transferências sociais e alimentação escolar e nutrição infantil, foram outras recomendações deixadas no evento.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

Angola apresentou, sexta-feira, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, a experiência da Comissão para a Reconciliação em Memória das Vítimas...

Ler maisDetails

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

por Flávio da Costa
26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

A Delegação Provincial do Ministério do Interior em Benguela abordou, esta sexta-feira, 26, com representantes dos partidos político MPLA e...

Ler maisDetails

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, recebeu, hoje, na sede daquele Governo, o ministro da Defesa, Antigos Combatentes...

Ler maisDetails

Ministro da Administração do território constata processo do Registo Eleitoral Oficioso no Moxico Leste

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O ministro da Administração do território, Daniel Félix Neto, desembarcou esta sexta-feira, 26, à província do Moxico Leste, onde cumprirá...

Ler maisDetails

Incinerados mais de 300 quilos de drogas apreendidas em operações contra o narcotráfico

27 de Junho, 2026

‎Programa de Alimentação Escolar abrange cerca de 350 mil alunos no Huambo

27 de Junho, 2026

Polícia Nacional intensifica patrulhamento no bairro Paraíso

27 de Junho, 2026

Detidos mais de 600 cidadãos por tráfico de drogas

27 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.