O mais novo município da província do Bengo, Úcua, criado à margem da nova Divisão Político-administrativa, vai beneficiar, nos próximos cinco meses, de um posto médico orçado em 93 milhões de Kwanzas.
A unidade sanitária é financiada pela Sociedade Mineira de Catoca no âmbito da celebração dos 50 anos de independência nacional.
O acto de consignação da infraestrutura decorreu nesta sexta-feira e coube à governadora provincial, Maria Antónia Nelumba, proceder ao acto de lançamento da primeira pedra.
Na ocasião, a titular da província sublinhou que a unidade vai prestar serviços de primeiros socorros por formas a evitar longos percursos pela população.
Por outro lado, saudou a iniciativa da empresa diamantífera considerando tal gesto que se enquadra no âmbito da sua responsabilidade social mais valia.
O posto médico terá seis camas, dois consultórios, igual número de salas de internamento, laboratório e uma farmácia.
Por seu turno, o representante da empresa adjudicada as obras, Germano Alexandre, prometeu cumprir com os prazos estabelecidos, tendo sublinhado que será um posto polivalente para atender casos urgentes.
A empreitada gerou 40 postos de trabalho, na sua maioria aos jovens locais.