Segundo informações avançadas pela médica e chefe do banco de urgência de pediatria do hospital dos Cajueiros, no município do Cazenga, Francisca Silvano, a situação torna-se preocupante, numa altura em que se aproxima o tempo de cacimbo.
A responsável informou, esta manhã, que só no mês de abril, o hospital registou mais de 1500 casos de doenças do fórum respiratório.
“Os casos variam desde bronquiolite, síndromes gripais, broncopneumonia e pneumonia. Só para terem uma ideia, em média, por dia, nós temos quase cerca de 30 casos de doenças respiratórias. E fazendo uma estatística, nós, actualmente, no mês de abril, tivemos quase 1539 casos de síndrome gripais revistos pelo banco de urgência da pediatria”, disse.
Para o efeito, Francisca Silvano aconselhou aos pais a redobrarem os cuidados com as crianças, incluindo a vacinação periódica para se mitigar doenças do género.
“Devemos falar com os pais que as crianças devem lavar as mãos frequentemente, porque elas têm sempre aquela habilidade de pegarem no chão e colocarem logo as mãos à boca. Lembrar que estamos em tempo de frio, portanto, devemos agasalhar bem as nossas crianças. Inicialmente no princípio da manhã e no fim do dia. As crianças devem ser, igualmente, vacinadas, porque a vacina garante imunidade à criança”, apelou.