O Ministério da Agricultura e florestas marcou para o dia 2 de Maio a abertura da campanha de vacinação animal nacional contra a raiva, correspondente ao presente ano. nesta campanha, segundo um comunicado que chegou à redacção do Jornal OPAÍS, pretendem alcançar mais de 900 mil animais vacinados.
A ideia é diminuir os casos de raiva em humanos. A campanha será realizada no período de 2 a 12 de Maio do ano em curso, sendo que o acto central de lançamento será na Administração do Município de Cacuaco, na província de Luanda, pelas 08h00.
A nível nacional, os postos de vacinação serão nos Departamentos Provinciais do Instituto dos Ser viços de Veterinária e nas Administrações Municipais.
De acordo ainda com o documento, está prevista a realização de uma campanha nacional de vacinação animal contra a raiva, onde se prevê vacinar 918.694 animais que correspondem a 70% de um total estimado em 1.312.420 animais.
Ao abrigo do Decreto Presidencial nº 00/07 de 13 de Agosto, foi criada a Comissão Inter ministerial Contra a Raiva, em que o Ministro da Agricultura e Florestas é o coordenador e a ministra da Saúde coordenadora adjunta, de acordo com o Plano Nacional de Emergência e Res posta Contra a Raiva (PNEER).
Assim, para implementar as acções de prevenção, controlo e eliminação da raiva a nível nacional, foi criada a Comissão Técnica Nacional e as Comissões Técnicas Provinciais contra a raiva, que vão em todo o país dar resposta a esta campanha.