Neste ano, o maior concurso de imitação musical de Angola vai protagonizar uma “Edição de Ouro”, em alusão ao 50.º aniversário da Independência Nacional que o país celebra em Novembro do corrente ano. Os castings vão decorrer em cinco províncias, a partir do dia 14 de Maio
Em saudação aos 50 anos de Independência Nacional que o país está a celebrar este ano, o canal Zap Viva decidiu presentear o público e os concorrentes com uma “edição de ouro” do maior concurso de imitação musical, “Unitel Estrelas ao Palco”, cujos castings terão lugar em cinco províncias do país, a começar já no dia 14 de Maio próximo.
As províncias da Lunda-Sul, Benguela, Huíla, Huambo e Luanda são os palcos escolhidos para acolher os castings da presente edição do concurso que estima acolher mais de 32 mil pessoas inscritas este ano.
Promovido pela Zap Studio, com o patrocínio oficial da Unitel, a presente edição do concurso além de saudar os 50 anos da Independência Nacional, vai também celebrar os 25 anos de existência do concurso que tem por objectivo dar oportunidade às pessoas com talento musical, mas que nunca tiveram espaço ou palco apresentar as suas habilidades em cadeia nacional.
Luanda-Sul acolhe o primeiro casting no dia 14 de Maio
De acordo com os dados avançados recentemente pela organização, numa conferência de imprensa de lançamento da 25ª edição do evento, a província da Luanda-Sul, que acolhe o evento pela primeira vez, vai ser o primeiro dos castings que vão decorrer já dia 14 de Maio próximo (Quarta-Feira) na cidade de Saurimo.
Os segundos castings acontecem no dia 19 de Maio no Huambo, ao passo que a cidade do Lubango, província da Huíla acolhe no dia 25 do mesmo mês.
A terra das acácias, Benguela, será palco dos castings do Unitel Estrelas ao Palco, “edição de Ouro” no dia 27 de Maio.
Castings em Luanda decorrem em Junho
Já a província de Luanda, que também será das galas, vai acolher os castings do maior evento de imitação musical do país durante três dias, isto é, de 07 a 09 de Junho, a terem lugar nos estúdios de produção do canal Zap Viva, em Talatona.
Em declarações à imprensa, Jorge Antunes, director do concurso, avançou que os candidatos das províncias não selecionadas para acolher os castings podem inscrever-se nos castings da província mais vizinha ou ainda participar do mesmo processo em Luanda, onde estarão a decorrer as auscultações e avaliação dos candidatos durante três dias consecutivos.
Para esta edição, o concurso vai contar com um corpo de jurado formado por Jorge Antunes, a cantora Anna Joyce e o músico Anderson Mário, este último vencedor da primeira edição do Unitel Estrelas ao Palco, em 2018, imitando Michael Jackson.
Inscrições abertas a partir do site da Zap
O responsável adiantou que os interessados em participar do casting poderão fazer as inscrições mediante instruções disponíveis no site oficial da ZAP (www.zap. co.ao). Jorge Antunes frisou que só serão validadas as inscrições de candidatos que fornecerem no site os seus dados pessoais, contactos a indicação do músico a ser imitado, assim como os títulos de pelo menos três canções do respectivo artista.
Precaveu que elementos como conteúdo da canção, apresentação visual do candidato e postura em palco são itens que os candidatos devem ter em conta no processo de avaliação, além da capacidade do concorrente aproximar o seu timbre vocal ao do artista a ser imitado.
O concurso, que surge no ano 2000 numa iniciativa de Jorge Antunes e outros intervenientes, perspectiva reunir dezenas de milhares de pessoas que buscam por uma oportunidade de exibirem os seus talentos, paixões, ou habilidades na música, seja individualmente ou em grupo.
O jovem Janilson Simão, que interpretou o rapper norte-americano Pop Smoke, foi o grande vencedor do “Unitel Estrelas ao Palco”, edição 2024.