O embaixador Téte António, ministro das Relações Exteriores, recebeu ontem o encarregado interino Negócios da Embaixada da Ucrânia em Angola, Andri Chornopyskyi, visando o reforço da cooperação diplomática e comercial com aquele país do leste europeu.
No encontro, os dois diplomatas trocaram impressões sobre a evolução e o aprofundamento das relações entre Angola e a Ucrânia, reforçando a necessidade de se intensificarem as trocas de visitas ao mais alto nível, com vista a fortalecer os vínculos políticos e diplomáticos entre os dois países.
Os dois diplomatas avaliaram ainda o actual quadro geopolítico, com especial atenção aos desafios internacionais que têm impactado a estabilidade política e económica mundial.
As relações entre Angola e a Ucrânia foram formalmente estabelecidas em Dezembro de 1994, e têm estado a avançar em vários domínios – como no Ensino Superior, Defesa, Agricultura, Pescas, Ciência e Tecnologia e Comércio –, o que reforça a importância estratégica desta parceria para ambos os países.
Um marco significativo neste percurso foi a assinatura, em 2001, de um Memorando de Cooperação sobre Consultas Políticas Bilaterais, que desde então tem servido de base para encontros regulares entre os Ministérios das Relações Exteriores de Angola e da Ucrânia.
Em Outubro do ano passado, Angola teve a primeira visita oficial de um chefe da diplomacia ucraniana, com a deslocação de Andrii Sybiha, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.
Durante esta visita, o diplomata foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, e manteve encontro com o seu homólogo angolano, visando o fortalecimento dos laços bilaterais e a negociação de importantes acordos.
Entre os acordos em pauta destacam-se o Acordo para Evitar a Dupla Tributação, o Acordo sobre a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos e o Protocolo de Cooperação entre a Academia Diplomática da Ucrânia e a Academia Diplomática “Venâncio de Moura” de Angola.