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Comissão para Política Social do Conselho de Ministros avalia Plano de Apoio e Promoção da cultura

Os membros da Comissão para Política Social do Conselho de Ministros apreciaram, entre outros assuntos, o Projecto de decreto Presidencial que aprova a Política Nacional do livro escolar (PNLE), instrumento de natureza jurídico-normativo e didáctico-pedagógico que visa regular os processos de elaboração, edição, avaliação e certificação, bem como a produção gráfica do livro escolar

Neusa Felipe por Neusa Felipe
30 de Janeiro, 2025
Em Política

A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros realizou, ontem, a sua 1.ª Reunião Ordinária, que decorreu sob orientação da ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, no âmbito da competência que lhe foi delegada pelo Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo.

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Na referida reunião, os membros da Comissão para Política Social do Conselho de Ministros apreciaram o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Plano de Apoio e Promoção da Cultura (PLANACULT), instrumento que tem como objectivo geral, apoiar e promover a cultura, no âmbito do processo de unidade nacional, da preservação da sua diversidade e do desenvolvimento económico e social, visto que, o acesso das pessoas ao conhecimento do acervo patrimonial material e imaterial, bem como às indústrias culturais e criativas viabiliza o bem-estar social e o progresso económico, no contexto do desenvolvimento sustentado do país.

No domínio da educação, foi apreciado o Projecto de Decreto Presidencial que aprova a Política Nacional do Livro Escolar (PNLE), instrumento de natureza jurídico-normativo e didáctico- pedagógico, que visa regular os processos de elaboração, edição, avaliação e certificação, produção gráfica, distribuição, vigência, utilização, reutilização e preservação do livro escolar, bem como responsabilizar as instituições e actores envolvidos na sua implementação, nos vários níveis de intervenção educativa.

A Política Nacional do Livro Escolar aplica-se aos livros escolares e demais materiais curriculares produzidos para os níveis de Educação Pré-escolar, Ensino Primário e Secundário dos Subsistemas do Ensino Geral e Técnico-Profissional, Formação de Professores da Educação de Adultos, sendo que os livros escolares a serem produzidos no âmbito desta política serão de utilização obrigatória em todas as instituições de educação e ensino públicas, público- privadas e privadas, que funcionam com o currículo oficial.

Avaliação nacional das aprendizagens

Ainda na mesma reunião, a Comissão para a Política Social apreciou o Relatório Síntese da Avaliação Nacional das Aprendizagens (ANA 2024), documento que tem como objectivo apresentar os resultados da avaliação realizada entre Abril e Maio de 2024, cujos resultados forneceram informações sobre o panorama da aprendizagem dos alunos nos níveis de ensino visados, as quais poderão servir como base para a elaboração de estratégias baseadas em evidências que promovam o avanço da qualidade da educação em Angola.

O desenvolvimento da Avaliação Nacional das Aprendizagens insere-se no trabalho constante do Sector da Educação, com vista a se implementarem políticas voltadas à melhoria da qualidade e na garantia do direito à educação, e reforçar-se o compromisso do país com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, de “assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover, para todos, oportunidades de aprendizagem ao longo da vida”.

Neusa Felipe

Neusa Felipe

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