Fórum Negócios & Conectividade
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 13 Set 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Invasão zumbi 1 – individualidade vs colectividade: uma lição de generosidade e de amor ao próximo

Jornal Opais por Jornal Opais
5 de Junho, 2024
Em Opinião
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
0

Diante dos desastres naturais (ciclone, furacão, tufão, deslizamento de terra, inundação, tempestade, tornado, etc.) e outros fenómenos não-naturais, como endemia, epidemia, pandemia, guerra e surto, há três posicionamentos na busca de sobrevivência: (i) individualista, (ii) colectivista e (iii) altruísta.

Poderão também interessar-lhe...

Corrupção e gestão desportiva: Entre a sombra e a luz da integridade

A vergonha do triângulo das mini-saias

Falsificação de idades no desporto em Angola

Invasão Zumbi é um filme sul-coreano (2016) dirigido por Sang-Ho Yeon e Gong Yoo, seu enredo retrata de uma epidemia causada por um vírus misterioso que transformava as pessoas em zumbis por intermédio de uma mordida; cujo espaço cénico é uma viagem de comboio (trem) com destino à cidade de Busan.

Na luta pela sobrevivência, duas temáticas centrais desenrolam na actuação das personagens: individualista (Yon Suk, antagonista) e colectivista (Seok Woo, protangonista).

Seak Woo passa por uma transformação de individualista (egoísmo) para colectivista (atruísmo) desde o momento que conhece Sang-hwa, esposo de Seong Kyeong, a mulher grávida.

O trio Seok Woo – San-hwa – Yong-Guk compreenderam que o trabalho em equipa era o melhor método de resgatar e salvar pessoas das mãos dos zumbis, ao contrário da equipa liderada por Yon Suk que, de todas formas, queriam ser os únicos salvos; o trio mostrou-se colectivista ao sair do vagão 9 (carruagem) até ao WC do vagão 13, enfrentando os zumbis para resgatar e salvar Seong Kyeong, Soo-an e outras personagens. Há uma cena, no vagão 12, que coloca Yong-Guk em contraste, entre “afecto” e “necessidade”, ao ver seus colegas transformados em zumbis.

Após resgatar as pessoas do vagão 13, a finalidade era chegar ao vagão 15, o mais seguro dentre todos. Porém, tinham de enfrentar os zumbis do vagão 13, ao passar do vagão 13 para o 14, na tentativa de fechar a porta, Sanhwa foi mordido por zumbi, neste momento, havia uma cena, a atitude heroíca de San-hwa ao tentar impedir que os zumbis passassem, uma atitude altruísta desta personagem ao se doar para salvar sua esposa e demais personagens, enquanto outras personagens tentavam romper a porta do vagão 15, onde estava Yon Suk, este personagem, demonstra uma atitude egocêntrica ao impedir que os outros sobreviventes chegassem/ ficassem neste vagão.

O ego excessivo de Yon Suk levou-o a sacrificar seu principal alinhado em prol da própria sobrevivência, por outro lado, diante daquela situação, aniquilar o maquinista era a atitude mais irracional que qualquer personagem podia tomar, porém, o individualismo e o ego de Yon Suk foram suficientes para sacrificá-lo mesmo ele tentando salvá-lo.

Outra atitude heroíca foi do Choi Gwihwa, o mendigo, ao se doar para salvar a mulher grávida e a menina. Mesmo de tanto individualismo Yon Suk acaba ser contaminado e morto; no final do filme, há uma cena heroíca e paterna, depois de Seak Woo, o protagonista, ser contaminado, se lança do trem, como forma de não contaminar sua filha e a mulher grávida, únicas sobreviventes.

Invasão Zumbi 1 revoluciona os filmes zumbi centrado no canibalismo e numa visão apocalíptica da humanidade, ao contrastar a individualidade (ego) versus colectividade (altruísmo) na luta pela sobrevivência diante daquela epidemia, muitas personagens foram tão altruístas a ponto de se sacrificarem pelos outros e, por um lado, outras tão egoístas a ponto de sacrificar desnecessariamente outras personagens.

O filme enfatiza o valor da generosidade, do amor ao próximo, da colectividade e do altruísmo diante do caos. Portanto, a lei do “salva que puder” e a tirania dos fortes dominam os fracos” geram auto-destruição no final.

 

Por: Estefânio José Cassule

Professor e Estudante de Letras

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

Corrupção e gestão desportiva: Entre a sombra e a luz da integridade

por Jornal OPaís
12 de Setembro, 2025

No despertar da manhã, em mais uma viagem, em mais uma madrugada de trabalho, hoje, 12 de Setembro, decidimos escrever...

Ler maisDetails

A vergonha do triângulo das mini-saias

por Jornal OPaís
12 de Setembro, 2025

O que têm de comum a África, América Latina e a Ásia (Médio Oriente)? Laboratórios de e para todos os...

Ler maisDetails

Falsificação de idades no desporto em Angola

por Jornal OPaís
12 de Setembro, 2025

Há um mal silencioso, persistente e corrosivo que mina a credibilidade do desporto angolano a falsificação de idades. Um problema...

Ler maisDetails

Angola entre a multipolaridade e a segurança estratégica: desafios e oportunidades no Atlântico Sul

por Jornal OPaís
12 de Setembro, 2025

1 . Introdução O século XXI é marcado por uma crescente competição geopolítica que redefine não apenas as grandes potências,...

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade

Dois caminheiros angolanos participam no Fórum Jovem Africano

12 de Setembro, 2025

Cirurgia complexa no Cuanza-Norte remove bócio multinodular de paciente de 16 anos

12 de Setembro, 2025

Segundas Jornadas Científicas do CENAMED junta especialistas nacionais e estrangeiros em Luanda

12 de Setembro, 2025

Porto do Lobito considerado plataforma estratégica para o desenvolvimento da África Austral

12 de Setembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.