Trezentos alunos do ensino primário participaram, ontem, Quarta-feira, nesta cidade, numa oficina de educação financeira, promovida pela Direcção Regional Nordeste do Banco Nacional de Angola (BNA), no âmbito da Semana Global do Dinheiro.
A jornada consubstanciou-se em vários exercícios de racionalização de custos, redacções sobre a importância do dinheiro e da poupança, e outras dinâmicas que visam despertar nos menores o interesse pela literacia financeira, sobretudo o hábito de poupar.
Durante a actividade, o chefe do sector de Supervisão e Acompanhamento da Direcção Regional Nordeste do BNA, Faustino João, frisou que a iniciativa tem por objectivo incutir nas crianças as ferramentas básicas de contenção de gastos e a cultura de poupança de dinheiro, para que no futuro sejam bons gestores das suas finanças.
Atribuiu as dificuldades financeiras que muitas famílias enfrentam actualmente à falta do hábito de poupança e da adopção de práticas consumistas, pelo que alertou para a melhoria da gestão das finanças familiar, de modo a não comprometer a estabilidade monetária dos agregados e o futuro dos filhos.
A semana Global do Dinheiro contempla, para os dias 21 e 22, a abertura de contas bancárias bankitas, com vista a inserção da população no sistema financeiro, prevendo-se abranger 200 cidadãos.
A Semana Global do Dinheiro, que decorre de 18 a 23 de Março, é uma iniciativa anual coordenada pela Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (OCDE) e que envolve 176 países, com a finalidade de consciencializar as pessoas, sobretudo jovens, sobre literacia financeira, para além de servir de oportunidade para juntar instituições financeiras, de ensino, do sector público e privado, associações e representantes da sociedade civil em prol da inclusão financeira.