EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola assinou acordos de cooperação bilateral com mais de 10 países em 2023

João Feliciano por João Feliciano
29 de Dezembro, 2023
Em Política

Angola durante o ano que está prestes a terminar, no quadro da sua agenda diplomática, rubricou com mais de 10 países vários instrumentos jurídicos de cooperação bilateral, sendo com os Estados Unidos da América (EUA), a 30 de Novembro, que levou o Presidente da República à Sala Oval da Casa Branca, o que maior expectativa gero

Poderão também interessar-lhe...

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

Quénia , Itália , Botswana, Portugal, Egipto, Japão, Brasil, Malawi, Cuba, França e Estados Unidos América são alguns dos mais de 10 países com quem Angola rubricou acordos de cooperação em vários domínios, além de outros cujos contactos de reforço de amizade estabelecidos não só por via de chefes de Estados e de Governos, como também ao nível empresarial.

A agenda diplomática do Presidente da República, João Lourenço, teve início a 10 de Janeiro, com a chegada ao país do seu homólogo de Cabo-Verde, José Maria Pereira Neves. Em início de funções, o estadista cabo-verdiano escolheu Angola como o seu primeiro país a visitar enquanto responsável máximo daquela ilha lusófona, eleito em Novembro de 2022.

Em Fevereiro, Angola foi o primeiro país africano a sul do Sahara a ser visitado pelo Rei Felipe VI e pela Rainha Letizia, um encontro que surgiu na sequência da ida do Presidente angolano ao Reino de Espanha, em Setembro de 2021, ainda no decurso do seu primeiro mandato, que serviu para realçar e reforçar os laços e relações bilaterais entre os dois países.

A majestade espanhola testemunhou a assinatura do memorando de entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura (Angola) e a Escola Diplomática do Ministério de Assuntos Exteriores, para a União Europeia e Cooperação (Espanha); o memorando de entendimento entre o Ministério da Indústria e Comércio (Angola) e o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo (Espanha) sobre cooperação no âmbito da Indústria. Foi ainda rubricado o memorando de entendimento entre a República de Angola e o Reino de Espanha no domínio dos Desportos.

Macron em Angola A França foi outro país com quem Angola manteve intercâmbio, com a presença ao mais alto nível em solo nacional do Presidente francês Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron, ocorrida em Março, acedendo a um convite que lhe foi formulado pelo Presidente João Lourenço.

Para o reforço da cooperação entre Angola e França, foram assinados em Luanda quatro instrumentos jurídicos, em cerimónia testemunhada pelos dois estadistas, circunscritos em Acordo de Financiamento entre a República de Angola e a Agência Francesa para o Desenvolvimento; o Acordo de Facilitação de Crédito entre Angola e a Agência Francesa para o Desenvolvimento; o Contrato para Concepção, Fabrico e Fornecimento de um Sistema de Satélite de Observação da Terra e respectiva adenda.

João Lourenço na capital nipónica

A 13 de Março, o Presidente da República, João Lourenço, iniciou o cumprimento do seu programa oficial de três dias ao Japão, onde foi recebido pelo Imperador Naruhito. Seguindo o rígido protocolo das visitas ao Palácio Imperial, em Tóquio, e acompanhado apenas da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, os dois estadistas abordaram as relações de amizade e cooperação entre Angola e o Japão.

No mesmo dia, João Lourenço abriu o Fórum de Negócios Japão- Angola com um discurso em que apelou ao investimento japonês em Angola, “aproveitando o clima de cooperação actual para transformarem as oportunidades de investimentos existentes em riqueza e prosperidade para os dois povos e nações”.

No dia seguinte, o Presidente da República, João Lourenço, testemunhava, na cidade de Nagoya, no Japão, a assinatura de três memorandos de entendimento entre instituições angolanas e a Toyota Tsusho Corporation, em cerimónia realizada na sede desta multinacional japonesa. Na mesma ocasião, o Ministério da Energia e Águas assinou um me- morando que previa a construção de sistemas de captação de águas subterrâneas (furos), alimentados por energia solar.

Foi também assinado um me- morando de entendimento entre o Ministério da Saúde e a Toyota Tsusho Corporation que estabelecia a doação de um veículo de transporte refrigerado de vacinas e um terceiro acordo que ligava a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande à Toyota para a criação de instalações de fornecimento de energia renovável e sistemas de abastecimento de água na Zona Franca da Barra do Dande.

António Costa esteve em Luanda para assinatura de 13 acordos O encontro entre o primeiro- ministro português, António Costa, e o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, teve lugar no Palácio Presidencial da cidade Alta, em Luanda, no ia 5 de Julho. A reunião de alto nível, entre o Presidente angolano e o então Chefe de Governo português, resultou na assinatura de 13 instrumentos jurídicos.

Deste modo, Angola e Portugal reforçaram de maneira visível o nível da sua cooperação, no domínio do Programa Estratégico de Cooperação Portugal-Angola 2023-2027, nos termos do qual a linha de crédito disponibilizada pelas autoridades portuguesas para facilitar a cooperação bilateral passa de 1.5 mil milhões de Euros para 2 mil milhões de euros. – 5° Aditamento à Convenção entre a República de Angola e a República Portuguesa relativa à cobertura de Riscos de Créditos à Exportação de Bens e Serviços de Origem Portuguesa parava República de Angola;

– Contrato de Financiamento entre a Caixa Geral de Depósitos e a República de Angola, representada pelo Ministério das Finanças, para Projecto de Empreitada de Reabilitação da Estrada Nacional 250 (troço Lumege – Cameia – Luacano – Luau, na província do Moxico). – Contrato de Financiamento entre a Caixa Geral de Depósitos e a República de Angola, representada pelo Ministério das Finanças, para o Projecto de Mobilidade na Província de Cabinda (eixo Cacongo – Miconje), entre outros.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O espaço de interacção digital denominado “Gabinete do Ministro”, sob égide do titular da pasta do Interior, Manuel Homem, aborda,...

Ler maisDetails

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou, nesta Terça-feira, o general Francisco Higino Lopes Carneiro da acusação formal deduzida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

As províncias do Bié, Uíge e Moxico são as que registam maior número de crianças e adolescentes em Angola, com...

Ler maisDetails

PGR formaliza acusação contra Higino Carneiro por peculato e branqueamento de capitais

por João Feliciano
23 de Junho, 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou, esta quarta-feira, o general Francisco Higino Lopes Carneiro da acusação formal deduzida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Brasil e Marrocos buscam apuramento aos 16 avosde-final esta noite

24 de Junho, 2026

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

24 de Junho, 2026

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

24 de Junho, 2026

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.