EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 27 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

O desporto sempre foi uma realidade na cidade de Luanda

Jornal Opais por Jornal Opais
25 de Janeiro, 2018
Em Desporto

Warning: Trying to access array offset on false in /home/opaisao/public_html/wp-content/themes/jnews/class/Image/ImageNormalLoad.php on line 70

Warning: Trying to access array offset on false in /home/opaisao/public_html/wp-content/themes/jnews/class/Image/ImageNormalLoad.php on line 73

Victor Almeida e Kota Frikiki (na caixa ao lado), duas figuras que praticaram e acompanharam o desporto na era colonial em Luanda. No aniversário da cidade que se assinala hoje, falam para este jornal sobre os momentos mais marcantes da época

Poderão também interessar-lhe...

Mundial 2026: Cabo Verde garante passe inédito aos 16 avos-de-final e defronta Argentina‎

Caminhada da Família mobiliza atletas e amantes do atletismo na Zona Económica Especial

Mais de 150 crianças “aquecem” Piscina do Alvalade em alusão ao Dia Olímpico

Por: Sebastião Félix

Na era colonial, o desporto na cidade de Luanda, que assinala hoje 442 anos desde a sua fundação, sempre foi uma realidade, segundo Victor Almeida, antigo praticante de hóquei em patins

O então funcionário da Companhia de Seguros Mundial de Angola, nos anos 60 do século passado, disse a este jornal que o basquetebol, atletismo, desportos motorizados, ténis, andebol, futebol e o paraquedismo civil eram as modalidades mais praticadas. Victor Almeida, nascido em 1947 em Leiria, Portugal, chegou a Luanda em 1958. Assegurou que na altura as infra-estruturas desportivas da cidade eram adequadas ao número de praticantes.

Por influência dos hoquistas da época no campo do Ferroviário, nas imediações do Porto e do Bungo, aprendeu a patinar e, por convite de um seu colega na companhia de seguros, ingressou na equipa de juniores do Sport Luanda e Benfica em 1962.

Das suas memórias, o antigo praticante lembrou que os jogos oficiais eram muito renhidos. As condições de trabalho, bem como a entrega nos treinos agradavam aos treinadores. Na equipa de juniores, Victor Almeida viveu momentos indeléveis com Casas Martins e Castanheira, colegas que se desdobravam regularmente na manobra ofensiva da equipa.

Ainda assim, não se esquece dos colegas do Sportig de Luanda, aliás, alguns jogavam hóquei em patins, mas também praticavam andebol e ténis de campo. O Daniel Freitas era um deles.

Victor Almeida admitiu que antes o desporto era praticado com amor e pela entrega ascendeu muito rapidamente para a equipa de seniores, com Ambrósio, Catarro, Necas Ferreira, Victor Santos e outros.

O antigo funcionário da companhia de seguros, hoje formador no 1º de Agosto, tem memórias vivas do paraquedismo civil, modalidade que era praticada em Luanda por militares do exército colonial português.

O então hoquista disse que os pioneiros, na década de 1960, eram Rocha Viera e Agostinho Cavaco. Estes, antes da Independência de Angola em 1975, partiram para Moçambique e São Tomé e Princípe, onde deram continuidade. Victor Almeida lembrou que os saltos eram feitos no Golfe, nas imediações do Aereporto.

Também fez alguns saltos a partir do avião Dragon Rapid de asa dupla, o único que servia Luanda e as outras províncias ultramarinas. Do automobilismo, lembra-se das provas que eram feitas no Autódromo de Luanda. Mabílio Albuquerque, Mário Araújo Cabral e Ferrobilha Guedes eram os pilotos da época.

Fora de Luanda, as provas denominadas “Seis horas de Nova Lisboa”, uma das mais disputadas à época, circuito da Nossa Senhora do Monte, na Huíla, e o de Moçâmedes, no Namibe, não ficavam atrás. Victor Almeida lembrou com muita nostalgia o atletismo, falando de Demosthenes de Almeida, um dos percursores da modalidade em Luanda.

“Futebol sempre animou a cidade e os bairros”

O futebol, por ser o desporto rei desde os tempos remotos, sempre animou a cidade de Luanda e arredores, segundo o José Arsénio (Kota Frikiki), 70 anos, morador do Sambizanga. Kota Frikiki disse a este jornal que o desporto rei em Luanda era encarado como uma “religião”. Vários clubes contribuíram, antes da Independência em 1975, para o desenvolvimento da modalidade.

“O futebol sempre animou a cidade e os bairros. Muitos jogadores brilharam em Luanda. Outros foram jogar em Portugal, é o caso do Joaquim Dinis”, lembrou a figura do Sambizanga. Em Luanda, o Sporting, o Atlético, FC de Luanda e o Benfica formaram jogadores que brilharam em vários campos. Esses, de acordo com Kota Frikiki, levaram muitos adeptos aos campos. Para o kota, Joaquim Dinis foi um dos craques da época, mas foi no ASA onde se notabilizou como grande jogador de futebol, com dribles infindáveis. Aliás, chegou a jogar em Portugal.

Jorge Carmona e Chico Gordo deram cartas nos campeonatos distritais e regionais, sem esquecer as equipas do Juba e do Zangado, onde brilharam nomes como Augusto Pedro, Zeca Evangelho, Ginguma, Lourenço, Firmino Dias e outros.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Mundial 2026: Cabo Verde garante passe inédito aos 16 avos-de-final e defronta Argentina‎

por Mário Silva
27 de Junho, 2026

‎‎A selecção cabo-verdiana apurou-se, esta madrugada, para os 16 avos-de-final do Mundial 2026, decorre nos Estados Unidos da América, Canadá...

Ler maisDetails

Caminhada da Família mobiliza atletas e amantes do atletismo na Zona Económica Especial

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

‎A Zona Económica Especial (ZEE) acolhe amanhã, às 8:00, a sexta edição da Caminhada da Família, iniciativa promovida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Mais de 150 crianças “aquecem” Piscina do Alvalade em alusão ao Dia Olímpico

por Mário Silva
26 de Junho, 2026

‎Em declarações ao jornal OPAÍS, a presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Ana Lima, fez saber que mais de...

Ler maisDetails

Cabo Verde “espreita” apuramento inédito aos 16 avos-de-final diante da Arábia Saudita

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

A selecção de Cabo Verde enfrenta a Arábia Saudita na madrugada de Sábado, às 01:00 (hora de Angola), no AT&T...

Ler maisDetails

Incinerados mais de 300 quilos de drogas apreendidas em operações contra o narcotráfico

27 de Junho, 2026

‎Programa de Alimentação Escolar abrange cerca de 350 mil alunos no Huambo

27 de Junho, 2026

Polícia Nacional intensifica patrulhamento no bairro Paraíso

27 de Junho, 2026

Detidos mais de 600 cidadãos por tráfico de drogas

27 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.